Prefeito Hélio faz leitura da mensagem anual na câmara.

Prefeito Hélio faz leitura da mensagem anual na câmara.

DSC_0028

A Câmara Municipal de Guamaré, realizou nesta terça-feira (23), sessão solene que abriu os trabalhos do ano de 2016, com a presença de inúmeras pessoas em sua galeria, além da presença dos vereadores, lideranças politicas e religiosas, sindicalistas, familiares, o presidente da Casa Legislativa, vereador Eudes Miranda (PTN), abriu a sessão muito otimista, agradecendo a presença de todos, e destacando a expectativa para mais um ano legislativo.

O presidente declarou aberto oficialmente os trabalhos da Casa, em seguida, o prefeito Hélio passou a fazer a leitura da tradicional mensagem anual, focando as ações realizadas pelo executivo durante o ano de 2015, e as metas a serem realizadas em 2016. Um vídeo com as ações do governo foi exibido para o público presente.

DSC_0142

Veja na integra a mensagem do prefeito Hélio.

Iniciamos hoje mais um ano legislativo, avançamos neste ano para concluir o nosso mandato que se iniciou em janeiro de 2013, e nessa caminhada eu posso afirmar que mais aprendi. Aprendi a conviver pacificamente com as diferenças, construí um governo de tolerância, diálogo, persistência; ouvimos atentamente as críticas, muitas delas sem a luz da solução. Mas das críticas buscamos nos aperfeiçoar, fizemos da busca de soluções nossa meta maior. É bem verdade que diante da burocracia nos sentimos muitas vezes vencidos, mas não derrotados. Persistimos em busca de iniciar e concluir a grande obra de servir ao povo, sem esquecer a colaboração do legislativo sempre preciosa e precisa, da imprensa, dos líderes religiosos, dos servidores, dos líderes comunitários, do povo em geral.

Estamos dedicados a finalizar a licitação da usina de dessalinização de água do mar para esquecer a falta do líquido precioso, ressalvando que com muito esforço e criatividade estamos vencendo esse desafio da água com medidas emergenciais, atendendo toda zona rural e urbana de nosso município, a Estação de Tratamento de Esgoto de circuito fechado vai retirar de nossas memórias a lagoa de rejeitos sólidos que insiste em nos assustar, a ETE breve será instalada no Conjunto Vila Maria e atenderá a todos, mas nesse intervalo compramos um caminhão sugador com hidrojato para evitar que o sistema viesse a estagnar.

A pavimentação e urbanização estão em todo lugar. Cuidamos com zelo das obras de outras administrações, com suas reformas a manutenções.

Estamos implementando um audacioso programa de habitação: com recursos próprios foram construídas dezenas de unidades habitacionais e outras ainda em andamento para serem entregues até o final de 2016. Em parceria com o Ministério das Cidades e com a contra partida da Prefeitura, centenas de unidades habitacionais já estão em construção, beneficiando as famílias das áreas de entorno de Salina da Cruz, Quilombo, Morro do Judas, Lagoa Seca, Baixa do Meio e Centro de Guamaré, que também estão inseridas no Auxílio Moradia para conclusão até o fim de 2016. Assim, vamos zerar o déficit habitacional do município.

Queremos ressaltar que a Assistência Social no município de Guamaré conseguiu nesses 03 (três) anos de Governo a elevação dos indicadores sociais, reconhecido pelo Ministério de Desenvolvimento Social – MDS, obtendo o Município de Guamaré o índice máximo de gestão.

Lembrando a fortificação do turismo no nosso município e do bem estar da população, estamos iniciando as obras do Complexo Turístico Canto do Amaro, que trará um novo lazer aos guamareenses e visitantes, além de resgatar merecidamente a figura do pescador que foram os pioneiros da nossa amada terra, que terão seu espaço garantido nesse projeto. Também teremos a continuação da Orla Aratuá, que será um complexo a ser feito no conjunto Vila Maria que já está em licitação e levará urbanização àquele conjunto e será outro ponto de lazer na nossa cidade.

Hoje a administração tem desafios em vencer a dengue, e os esforços e dedicação são incansáveis. Fomos atuantes na ampliação e aparelhamento da saúde com o centro cirúrgico que hoje é uma realidade, dando oportunidade de os filhos de Guamaré nascerem em sua Terra por meio de parto cesáreo, e na realização de diversas cirurgias eletivas. Na saúde também houveram diversos importantes investimentos, como: o acréscimo de mais 03 (três) estratégias de saúde da família, ficando assim um total de 08 (oito) unidades, a implantação do CER (Centro de Reabilitação), do CEO (Centro de Especialidades Odontológicas), e tantos outros.

A educação desenvolve programas audaciosos de leitura e alfabetização em busca de índices melhores, destacando que sem educação não teremos uma sociedade melhor. Durante a nossa gestão asseguramos o ajuste anual do Piso Salarial dos professores, sendo pago rigorosamente em dia, assim como foi realizada: a entrega de fardamento escolar para todos os alunos da Rede Municipal de Ensino; realização das eleições para diretores municipais; lançamento do “Projeto Nas Ondas da Leitura”; apresentação e aprovação do Plano Municipal de Educação; implantação do Portal Digital e formação para os docentes – Click Idéia; revitalização, reformas e ampliação de escolas; incentivo à leitura através da distribuição de livros paradidáticos para alunos da Rede Municipal de Ensino.

O esporte, dentre tantos programas importantes voltados para o desenvolvimento do esporte e lazer, se destaca entre as cidades Potiguares, com um dos únicos a implementar o Plano Municipal de Esporte.

Temos uma Guarda Municipal atuante, conveniamos com a Polícia Militar para oferecer mais segurança à sociedade de Guamaré; a sensação de segurança é uma conquista.

Fomos ágeis em implantar a nota fiscal eletrônica, na proteção da arrecadação, essa que só em royalties perdemos o volume na ordem de 13 milhões com a crise mundial do preço do petróleo.

Meus senhores e minhas senhoras, não me ausentei das ruas, sempre fiz do meu mandato uma missão de presença, de humildade, essa última, herança dos meus pais, Mundinho e Maria Neves, que rendo aqui meus mais sinceros agradecimentos pela educação e amor à nossa família, além dos ensinamentos que não deverei jamais esquecer. E nesse contexto eu não posso deixar de lembrar de Christianny, e das minhas filhas Roberta Luiza e Esthér, pela compreensão e companheirismo ao longo de minha trajetória política. Certamente meu coração me autoriza a citar todos os meus amigos e familiares, contudo minha memória recua ao lapso de faltar o nome de alguns, sem falar no lapso de tempo que tornaria inviável essa empreitada, assim mesmo o registro esta marcante em minha memória e no meu apreço a todos.

Para finalizar, quero deixar a certeza que seremos vigilantes em nossas metas, estaremos mais sensíveis ao anseio popular, precisaremos cada vez mais do apoio da população e todos os Poderes, estaremos lúcidos aos olhares, aos sentimentos, pois o não é para nós tão doloroso quanto a quem ouve, o sim é gratificante e realizador, e tenho me perguntado: Qual a verdadeira missão do homem público? E sempre que vem esse pensamento eu respondo: a sinceridade, humildade e sensibilidade, de buscar resolver todos os anseios, mesmo estando diante de um momento rigoroso na administração pública, ao passo que esse paradoxo é desafiador, complexo no dia a dia da administração, contudo, é empreendendo que seremos justos e aprovados.

Então, quero agradecer a todos e pedir a Deus que seja misericordioso com as nossas missões e nos de a sensibilidade para não deixar escapar os mínimos detalhes na missão de atender ao povo da cidade de Guamaré.

Para não ser enfadonho vamos apresentar algumas realizações pela equipe do Gabinete Civil em slides.

Obrigado a todos e Deus esteja conosco.

Hélio Willamy Miranda da Fonseca – Prefeito Municipal

DSC_0054

DSC_0216

DSC_0162

Veja mais fotos da sessão solene de hoje na câmara de vereadores, que contou com um bom público presente.

Veja em vídeo “Blog Águas de Maré”, a sessão solene com a leitura anual do prefeito Hélio.

Facebook
Twitter
Instagram
WhatsApp