A partir desta data histórica será concretizado o sonho dos Moradores do Canto do Amaro.

A partir desta data histórica será concretizado o sonho dos Moradores do Canto do Amaro.

“A ordem de serviço foi entregue pelo prefeito Hélio Miranda ao pescador e morador da comunidade Antônio Fonseca, conhecido por Toinho de dona Neném, que contou com a presença de Raimundo, pai do prefeito que também exerceu por muito tempo no Canto do Amaro a atividade de pesca”.

DSC_0032

O Projeto de Urbanização do “Canto do Amaro”, tradicional comunidade de pescadores de Guamaré, foi fruto de debates entre a sociedade civil organizada e o poder público, tendo representantes das três esferas do poder executivo que começaram dentro do fórum de discussão instituído como Projeto Orla.

Assim, participaram entidades como a Prefeitura Municipal de Guamaré, através da SEMURB – Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo, o IDEMA – Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente, a SPU – Superintendência do Patrimônio da União, Colônia de Pescadores, UFRN, AMGV, representantes da atividade de carcinicultura,  e principalmente os moradores locais da comunidade que foram participantes no processo de construção, aprovação e definição do Projeto de Urbanização para o Canto do Amaro que teve início no ano de 2007.

A área onde hoje são encontrados os bares utilizados pela população nos finais de semana, passará por uma mudança radical. Serão construídas moradias, ranchos de apetrechos de pesca coletivos e quiosques os quais passarão a compor a paisagem de maneira harmônica de forma a valorizar as belezas naturais de um espaço onde gamboas serpenteiam entre grandes bancos de areias claras em contraste com o azul do céu e o verde do mangue e do mar que por vezes são pincelados pelo pôr-do-sol vermelho.

A instalação do Canteiro de Obras no Canto do Amaro é o início do que parece ser o nascimento do turismo em Guamaré. Será o começo de uma infraestrutura que aquecerá o comércio local trazendo turistas e divisas pro município, sendo responsável também pela geração de empregos diretos e indiretos, em pousadas, hotéis, bares, restaurantes, supermercados, etc. Será um novo começo para um espaço que como porto de pesca, deu início ao sustento de várias famílias locais, que tem suas origens ligadas à pesca artesanal no município de Guamaré.

O projeto contém o memorial descritivo e especificações técnicas a serem atendidas para materiais e serviços do projeto arquitetônico no Canto do Amaro, distribuídos na Orla da Comunidade numa área de terreno correspondente a 12465.17 m², onde será construído um sonho dos moradores daquela comunidade, beneficiando toda população de Guamaré.

P R O J E T O:

13 (treze) casas populares, cada unidade com 55.42 m², totalizando 720,46m² de área construída; 04 (quatro) quiosque, sendo 01(um) adaptado para pessoas com necessidades especiais (PNES), totalizando 68.87 m² de área construída; 02 (dois) abrigos dos pescadores, totalizando 127.50 m² de área construída; Reservatório elevado (castelo de água) com capacidade para 22 m³, com área construída de 9.00m²; Reservatório d’água inferior (cisterna) com capacidade para 20,74 m³, com área construída de 16.00 m²; Casa de bomba com área construída de 3.00 m²; Rede de distribuição de água; Área de estacionamento, com área construída de 954.97m²; Piso para dá suporte ao quiosque PNES, com área construída de 151.39m²; Calçada 01, com área construída de 605.97m²; Calçada 02, com área construída de 531.08m²; Rua projetada, com área construída de 2161.29m²; Iluminação pública. A obra conta com uma área total construída de 5349.48m².

VEJA ALGUMAS IMAGENS ATUAL DO CANTO DO AMARO.

Igreja Hz
Facebook
Twitter
Instagram
WhatsApp