Guamaré participa da 1ª reunião do Comitê Gestor de Apicultura na cidade de Lajes.

Guamaré participa da 1ª reunião do Comitê Gestor de Apicultura na cidade de Lajes.

Reunião do Comitê Gestor de Apicultura em Lajes

Por José de Arimateia: Realizou-se nesta sexta-feira (04) de Março no Centro Pastoral Monsenhor Vicente na cidade de Lajes do Cabugi (RN), a primeira reunião ordinária do Comitê Gestor de Apicultura e Meliponicultura para discutirem os projetos para o ano de 2016.

A reunião contou com a participação de representantes da EMATER, SEBRE, IDIARN, Prefeitura de Lajes, Banco do Brasil e a Secretária de Agricultura de Pedra Preta, e representantes da Prefeitura de Guamaré e outras entidades do RN.

Na pauta: projetos para 2016, eleição da nova diretoria do comitê gestor e a apresentação dos indícios da florada em 2016, na coordenação dos trabalhos o Sr. Francisco Pires técnico em apicultura de Fortaleza – CE apresentou as necessidades dos acompanhamentos técnicos nos projetos dos apiários, as dificuldades de financiamento para realização dos mesmos e a transparência dos trabalhos da Federação dos apicultores no RN, já o representante do Banco do Brasil destacou as linhas de crédito para os projetos de apicultores do nosso estado.

Outro destaque nesta reunião foi apresentação de produtos de beleza e saúde derivados do mel de abelha, trata-se de um trabalho de uma empresa em parceria com os apicultores do RN no qual com o mel e apiquitocsina são produzidos produtos de beleza e saúde, segundo informações da consultora Cleiba Silva Bispo da empresa de derivados de Mel, da Mel & Saúde, trata-se de um trabalho de pesquisa de uma linha de alta qualidade, segundo os técnicos em laboratórios como já se destaca o lema, beleza e saúde.

Durante os debates os apicultores procuravam tirar as duvidas e viabilizar a solução dos problemas mediante a estiagem que agravou o estado e a crise econômica nacional em que se encontrar o Brasil.

Nos encaminhamento foi informada a data do próximo congresso dos apicultores que será nos dias 04 á 07 de Maio em Fortaleza – CE, e a próxima reunião ordinária será dia 29 de abril no SEBRAE – Mossoró no qual será realizada e a votação da nova diretoria do Comitê Gestor dos Apicultores do RN.

O município de Guamaré foi representado pelo o Sr. José de Arimateia da Secretaria de Agricultura e Gestor de Economia Solidaria o Sr. José Casimiro Dantas técnico em Apicultura e dois apicultores do Assentamento Santa Paz.

11

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Facebook
Twitter
Instagram
WhatsApp