Defesa Civil de Guamaré passa por adversidades… Porque excelentes profissionais estão jogando a toalha?

Defesa Civil de Guamaré passa por adversidades… Porque excelentes profissionais estão jogando a toalha?

DSC_0533

Com o aparecimento do homem sobre a face da terra, iniciou-se uma árdua luta pela sobrevivência, sempre ameaçada pelas adversidades, obrigando-se a desenvolver artifícios de defesa para enfrentar animais ferozes, a fome, os incêndios, as secas, as inundações e o ataque de inimigos.

Para fazer frente aos fenômenos naturais adversos, não havia sistemas organizados pelo poder público, as reações da defesa eram ocasionais. A rápida evolução das sociedades humanas, o vertiginoso progresso na área tecnológica, industrial e de urbanização, contribuíram para as crescentes e insaciáveis necessidades do homem, tornando o mundo moderno palco de outras adversidades, como os incêndios em residências, poluição do ar e dos rios, acidentes de trânsito, radioatividade, etc.

Pois bem…

Através da Lei 517/2012 – foi criada a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil do Município de Guamaré – (COMDEC). A Lei foi sancionada no mês de dezembro deste mesmo ano, na gestão do prefeito Emilson de Borba, iniciando de fato suas atividades em janeiro de 2013, na gestão do prefeito Hélio Miranda, que investiu para que a Defesa Civil prestasse um relevante serviço a população.

Prova de fogo…

A COMDEC foi criada com objetivo de atuar para prevenir acidentes e minimizar estragos e, principalmente, salvar vidas. Mas é fato público que internamente os agentes nos últimos meses vêm passando por uma verdadeira prova de fogo dentro da própria instituição.

Em pouco mais de três anos, quase dez funcionários pediram pra sair, outros para serem transferidos para outros setores, os motivos… Somente eles podem dizer.

Há quem afirme que o prefeito Hélio Miranda, não tem conhecimento dos absurdos que está acontecendo dentro da instituição, boa parte culpa a Secretaria Municipal de Segurança, que gerencia a COMDEC pelo os problemas existentes.

O atual Coordenador Genilson Felix tem se virado nos trinta para dá conta das ocorrências na sede. Em especial na zona rural, onde as chamadas são mais constantes. Genilson é um servidor extremamente dedicado, mas infelizmente não tem poder de decisão.

Tudo é controlado pelo secretário de segurança, que já foi coordenador da Defesa Civil. Segundo informações de servidores que não quiseram se identificar, os agentes tem que ler a tabuada ou é penalizado direto ou indiretamente, razões das constantes alternâncias de funcionários neste setor.

Só pra ter uma ideia da real situação… A Defesa Civil perdeu nos últimos meses excelentes profissionais, como Moaci de Pipoqueiro, George, Margareth, Junior, irmão do próprio secretário de segurança, Felipe, Sobrinho do próprio secretário de segurança, dentre outros, ou seja, deixou famílias consternadas… Pois quando fere o servidor acaba ferindo sua própria família, e diante desta situação,  o coordenador Genilson tem sido constantemente tachado na base como marionete, ele está também preste a jogar a toalha.

Os funcionários não contam com ferramentas capazes de atender qualquer tipo de adversidade. Em caso de um alagamento a equipe não conta com um barco. Se uma árvore cair e bloquear uma via não há disponível para desobstrução um motosserra, nem mesmo um turbo de fita de isolamento de área e o coordenador nada pode fazer.

A Defesa Civil não dispõe de um veiculo adequado para carregar os equipamentos como pá, carro de mão, cones, escadas, extintores e etc. O carro que está sendo usado é do projeto no Núcleo de Justiça da comunidade de Lagoa Seca, e mesmo assim já foi retirado pela secretaria de segurança,  e outro que era locado não se sabe noticias, numa emergência, o coordenador tem que se expirar no saudoso Zé Vaqueiro, ter que atender a ocorrência a pé ou a cavalo.

É fato que a Defesa Civil de Guamaré passa por adversidades, porque em vez de prevenir tem remediado muitas situações. Um dos exemplos foi à retirada de vários extintores de secretarias e departamentos por determinação da secretaria de segurança, e já faz mais de meses que ainda não foram repostos.

Não há serviço público de qualidade se o secretário não for comprometido com o trabalho e com o serviço público. Um secretário de governo pode ajudar  e muito na gestão do prefeito, atuando de forma positiva para o desenvolvimento da cidade, com a grande força que cada um tem.

Ele pode até trabalhar em várias frentes, apoiando e auxiliando cada setor com eficiência e profissionalismo, sendo um verdadeiro exemplo de gestor que sente a dor do funcionário e do povo doendo nele. Mas também pode prejudicá-lo e cair no discreto por falta de ações com realizações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Facebook
Twitter
Instagram
WhatsApp