Assistência Social e Instituto Federal – IFRN Promovem Solenidade de Formatura do Programa Mulheres MIL .

Assistência Social e Instituto Federal – IFRN Promovem Solenidade de Formatura do Programa Mulheres MIL .

DSC_0063

A noite desta quarta-feira (20), foi de festa para 17 alunas que concluíram o Curso Pronatec de Preparador de Pescado do Programa Mulheres Mil do município de Guamaré, com o apoio de infraestrutura mediada pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Assistência Social, junto ao Acessuas Trabalho, em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – Campus Macau.

DSC_0011

O Programa Mulheres Mil tem como público alvo: Mulheres a partir de 16 anos, chefes de família, em situação de extrema pobreza, cadastradas ou em processo de cadastramento no CadÚ- nico, com as seguintes características: em vulnerabilidade e risco social, vítimas de violência física, psicológica, sexual, patrimonial e moral, com escolaridade baixa ou defasada e, preferencialmente, ainda não atendidas pelo Pronatec/BSM.

DSC_0140

O município de Guamaré na gestão do Prefeito Hélio aderiu ao Pronatec/BSM Mulheres Mil, visando atender com qualidade o público do referido programa, foi instituído através da Secretaria Municipal de Assistência Social – SEMAS, o ACESSUAS TRABALHO, que é um Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho, e tem como finalidade, propiciar o acesso da população em situação de vulnerabilidade e risco social e pessoal a oportunidades de ocupação e renda, através do encaminhamento aos cursos de qualificação profissional, viabilizando o Protagonismo, a participação cidadã, e a mediação do acesso ao mundo do trabalho, por meio de ações articuladas com demais políticas públicas e instituições ofertantes, dentre as quais, deve-se destacar o IFRN – CAMPUS MACAU, por ter sido um parceiro ativo nesse processo.

DSC_0002

A solenidade de Formatura das alunas de Guamaré propiciou a entrega dos certificados do Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Preparador de Pescado, que se adequa à realidade vivenciada pelas mulheres residentes no munícipio, visto que muitas são marisqueiras. O Curso foi ministrado no período de (06) seis meses, e muito vem a contribuir para a geração de renda das alunas e suas famílias, sem contar ainda, que promoveu a elevação de escolaridade, auto-estima, protagonismo, inclusão social e exercício da cidadania.

DSC_0038

O Evento foi realizado, às 19h, no Ginásio Poliesportivo Aldemir Miranda da Silva, localizado na Rua Monsenhor José Tibúrcio e contou com a presença de autoridades do nosso município representadas por Monalisa Barra – Chefe do Gabinete Civil, que estava representando o Prefeito Hélio Willamy, a Secretária Municipal de Assistência Social, Marisa Rodrigues da Silva, o Vereador Edinor Albuquerque, representando o Poder Legislativo, o Pastor Antônio Neto e as autoridades representadas pelo IFRN Campus Macau nas pessoas de Varélio Gomes – Diretor Geral do Instituto, José Ronaldo – Supervisor do Pronatec/IFRN, Magda Diniz – Professora de língua portuguesa, demais professores do IFRN, convidados, lideranças religiosas, formandas, familiares, mídia e sociedade civil.

DSC_0013

O evento também foi prestigiado pelo Núcleo de MPB Cultural do Projeto Criança Petrobrás de Guamaré, contando ainda com a presença da banda de músicos do IFRN de Macau.

DSC_0004

O Sr. Varélio Gomes – Diretor Geral do Instituto – IFRN, fez a abertura solene, com rito da cerimônia de formatura, enaltecendo em sua fala a importância da formação, informando ainda do êxito do mesmo e que o IFRN estará abrindo novas turmas, dando assim continuidade e contribuindo com a formação das beneficiárias que se encontram no perfil do Programa Mulheres Mil.

DSC_0040

A Chefe de Gabinete Civil, Monalisa Barra,  representando o Prefeito Hélio Willamy, reafirma o compromisso com todos, principalmente quando se trata em oferecer uma educação de qualidade, formando grandes cidadãos guamareenses e parabeniza a todas as mulheres por terem concluído com êxito o curso de qualificação profissional.

DSC_0094

A Secretária de Assistência Social, Marisa Rodrigues, enfatiza a grandiosidade do momento, sendo uma grande conquista, pois a sociedade guamareense passa a ganhar mulheres que adquirem mais autonomia, protagonismo e conhecimento, que as levará a um caminho de conquistas e avanços. Mulheres vencedoras, que estão de parabéns pelo esforço e mérito alcançado.

DSC_0130

A aluna Sandra fala em nome das demais concluintes, da emoção que as contagiam naquele momento e da oportunidade única de fazer um curso de qualidade, considerando-as vitoriosas, mesmo em meio aos desafios diários, afirmando que tudo valeu a pena!

DSC_0053

O Pastor, senhor Antônio Neto, fala brevemente de suas conquistas profissionais e do valor imensurável que se é adquirido pelo conhecimento, parabenizando todas as alunas mulheres mil, desejando-as sucesso, deixando uma mensagem para que possam dar continuidade a tudo que foi construído. Concluí sua fala com uma oração final, abençoando todos os presentes.

DSC_0107

Veja mais fotos, clicando nas imagens para ampliá-las, da Formatura do Curso Pronatec de Preparador de Pescado do Programa Mulheres Mil do município de Guamaré:

Facebook
Twitter
Instagram
WhatsApp