“A Câmara Municipal de Guamaré está desconectada do povo”. Disse Joselito

“A Câmara Municipal de Guamaré está desconectada do povo”. Disse Joselito

“A câmara municipal de Guamaré tem um orçamento mensal de aproximadamente de um milhão de reais por mês, onde o custo benefício do cada vereador é altíssimo ,haja vista que não produzem satisfatoriamente para o município”.

Resultado de imagem para não houve sessão por falta de quórum guamaré

A falta de quórum virou moda e as desculpas são as mais diversas, vejamos:

Tem vereador que justifica sua ausência devido a problemas de saúde com o seu pai, mas isto seria algo nobre se excelentíssimo vereador não tivesse um parente próximo que ficasse com o seu genitor durante a sessão semanal, o que não é o caso. Quantos trabalhadores brasileiros vão trabalhar e  muitas vezes deixam em casa ou em hospitais, parentes próximos doentes e muitas vezes sem dinheiro, mas fazem isto porque o acúmulo de faltas no trabalho, mesmo que justificadas, certamente iria gerar suas demissões, algo que não ocorre com o vereador.

Quanto àqueles vereadores que justificaram as faltas dizendo que estão fazendo cursos de aperfeiçoamento em Brasília, isto chega a ser um escárnio perante á população. Não que excelentíssimos vereadores não tenham o direito em fazê-los, mas o momento é impróprio diante de uma câmara municipal  praticamente paralisada  porque não realiza sessão devida á  falta  de quórum e ainda por cima, não apresentam projetos.

Diante das justificativas dadas pelos vereadores, cabe a seguinte pergunta: Quais serão os benefícios que estes cursos de aperfeiçoamento trarão para á população? Espero que seja para que aumente a consciência por parte dos edis, de que eles são os legítimos representantes do povo e comecem a labutar, pois do jeito que comportam-se, vivem desconectados da realidade deste município.

A maioria dos representantes públicos eleitos, comportam-se como se a cidade de Guamaré não fizesse parte do Brasil ,pois existem temas que estão em discussão no pais  são de extrema importância, como a reforma trabalhista, previdenciária e política, contudo os políticos eleitos ficam á margem destas discussões, como se os cidadãos desta cidade não fossem afetados por estes temas em discussão.

Lendo o comunicado oficial emitido pelo presidente da câmara de Guamaré explicando os motivos da falta de quórum na última sessão, vejo um conformismo enorme, afinal, é muito cômodo citar o regimento interno da câmara, porém, deveriam serem tomadas atitudes enérgicas que coibissem este abuso.

O comportamento destes vereadores sorridentes ao lado de políticos como o Henrique Alves, demonstra a verdadeira cartilha que rezam, ou seja, o povo sempre em terceiro plano; Em primeiro está o partidário, em segundo os pessoais, e em terceiro o povo. E, estes tipos de comportamento destes políticos ainda persistem, porque sabem que a maioria dos seus eleitores ainda lhe dá respaldo. Contudo, o Brasil está caminhando para expurgar aqueles políticos nefastos da sociedade, e em Guamaré não será diferente, e espero que aconteça em curto prazo, antes que esta cidade entre em colapso nas suas contas públicas.

A cidade de Guamaré deveria ter  políticos que tivessem representatividade á nível estadual para que pudessem cobrar melhorias para este município, mas infelizmente como a câmara municipal não funciona como deveria, o máximo que conseguem trazer são as operações de tapa buracos, que servem de palanques para deputados e senadores.

Enquanto persistir esta mentalidade provinciana de se fazer política aliada a preguiça mental dos representantes públicos desta cidade, que não visam a sustentabilidade ,mas tão somente o poder como meio de vida ,o que a população pode esperar é um futuro tenebroso, pois não existe mágica para fazer com que um município desenvolva-se apenas na base de ilusões, é preciso de bons projetos.

No fundo, o que falta para que esta cidade saia do ostracismo que se encontra, é de políticos competentes e que amem verdadeiramente sua cidade, mas sem  fazerem o uso dessa demagogia barata; Aliada a tudo isto, a consciência da maioria do povo precisar mudar no sentido de que o político não é sua babá, seu patrão, seu banco, mas sim seu representante legítimo diante das reivindicações que a sociedade necessita.

Os cidadãos precisam entender que a divisão da sociedade Guamareense devido ao único troféu que os representa, que é a prefeitura, gera um divisão de classes, além de não promover o desenvolvimento de sua cidade, haja vista, que enquanto uns mamam nas tetas do poder e ainda ficam alheios aos descasos praticados pelo gestor público, outros sofrem devido a estes descasos e também devido á falta de empregos e renda… Por isto, é muito perigoso enxergar a política como o único meio de esperança. É importante  termos a plena consciência de nosso papel perante a sociedade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Facebook
Twitter
Instagram
WhatsApp