“A política ama a traição, mas abomina o traidor” Brizola

A frase é do personagem da foto o ex-governador e grande líder trabalhista o saudoso Leonel Brizola é implacável: “A política ama a traição, mas abomina o traidor”. Falta pouco mais de um ano e meio para as eleições municipais, mas acreditem se quiser… Sinais de infidelidade na politica já batem a porta, e muitas novidades haverá de acontecer até as convenções partidárias para o pleito eleitoral de 2020, o portal vai revelar no decorrer do tempo que falta, quem já ameaçar trair seu partido e seu grupo politico.

As chapas que se formarão para a disputa da cadeira do palácio Luiz Virgílio de Brito, é apenas um caso a parte. A disputa na câmara municipal será mais concorrida do que nunca, tendo em vista que nas eleições de 2020 serão 11 vagas no legislativo. E pelo o que este canal de noticias tem acompanhado nas ultimas semanas no cenário politico, pelo o poder e pela  sobrevivência politica, há políticos na cidade que são capazes de tudo, até de trair quem um dia tanto lhe ajudou para se manter no poder.

A politica é como nuvem

O saudoso Magalhães Pinto, no entanto, já ensinava lá atrás que “política é como nuvem. Você olha e ela está de um jeito. Você olha de novo e ela já mudou, falta somente tornar público alguns projetos por parte daqueles que não querem sair, e outros que querem entrar a qualquer custo”. Encarar a infidelidade politica nunca foi fácil para qualquer liderança de qualquer município por este Brasil a fora, pois entram em jogo, fatores como autoestima, confiança, compromisso, cumplicidade e muito mais.

É claro que é possível superar o trauma inicial, perdoar e dar continuidade à relação para que o projeto continue como planejado desde o inicio da base. Engana-se quem pensa assim… Toda traição na área da politica começa sem duvida nenhuma pela confiança e quando ele se quebra às vezes muda tudo.

Jogador que se escala sozinho

O problema é que, frequentemente, o perdão não faz com que a pessoa traída esqueça-se do ocorrido, e passa a esconder sentimentos de dúvidas, insegurança e um medo terrível de que um novo golpe aconteça. Fatos como estes têm acontecido com frequência em todo período eleitoral, quando cada jogador do mesmo time, sempre procura se escalar sozinho para a melhor posição, daí, começa as traições nos bastidores do executivo e legislativo para logo depois ganhar campo.

A história politica do município de Guamaré está cheia de casos de políticos muito confiáveis que se revelaram em período de campanha eleitoral, disputas judiciais pelo o poder, suas verdadeiras faces e pretensões, são do tipo capazes de delatar e prejudicar os melhores aliados e amigos, e um município que tem presa para crescer.

Fracassou a maioria que agiu assim

São políticos que tem deixado para trás um projeto de coletividade para enfrentar a disputa do individualismo. A maioria que agiram assim fracassou, e o preço de quem prefere seguir este caminho sempre foi terminar sozinho, os exemplos  na cidade são muitos, em especial na Câmara Municipal.

Na política, e em todas as formas de relações sociais, trair simboliza deslealdade ou infidelidade. Geralmente, o suposto traidor busca vantagens pessoais ou posições de poder.

O traíra, prefere antes de tudo buscar outros lados e optar por uma traição do que rever os seus conceitos e dar um tempo e depois retornar os seus objetivos, lembrar de tudo que foi feito por ele no passado bem próximo.

Por fim,

A verdade sempre irá prevalecer para os verdadeiros reconhecedores de valores. Aliados políticos encoraja o outro a falar a verdade através de sua reação equilibrada, e  quando isso acontece, mesmo que a verdade seja desagradável, mas nunca se traia a confiança de quem sempre sonhou e trabalha para a construção de um projeto coletivo e fazer de Guamaré uma cidade melhor de se viver, pois a política ama a traição, mas abomina o traidor.

(Visited 156 times, 2 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.