Assistência Social realizou o chá das mulheres para abordar a temática do Agosto Lilás

No dia 07 de agosto a Lei Maria da Penha, completou 13 anos que foi sancionada, mesmo assim o tema da violência contra a mulher parece nunca ter sido tão atual. E por isso a campanha Agosto Lilás, defende os direitos da mulher em situação de violência.

Com esse objetivo a prefeitura municipal de Guamaré e a Secretaria Municipal de Assistência social através do Centro de Referência de Assistência Social – CREAS realizaram nesta quinta-feira 22 de agosto o primeiro Chá das Mulheres – Fortalecidas para vencer desafios. O evento contou com a participação de mulheres acompanhadas pelos serviços dos CRAS, CREAS e Unidades Básica de Saúde – UBS.

A metodologia usada pelo CREAS foi importante para a abordagem do tema da campanha, iniciou com uma dinâmica de interação entre as participantes, seguida de uma apresentação teatral um monólogo baseado no poema: Hoje recebi flores de autor desconhecido.

O monólogo foi apresentado pela atriz Gabriela Maia que também integra a equipe do Serviço de Convivência da SEMAS, logo após foi realizado um depoimento real de superação de uma mulher que passou pela violência doméstica em todas as suas esferas de crueldade, mas conseguiu dar a volta por cima e sair dessa violação de direitos. “Só consegui dar um basta nessa situação [violência] depois que criei coragem de denunciar o agressor e para superar os traumas sempre tive o apoio do meu filho e das amigas que tenho no meu trabalho”, concluiu a depoente.

O monólogo e o depoimento serviram de subsídios para a roda de conversa sobre empoderamento feminino facilitada pela Diretora do Trabalho Michelly Morais. O momento ainda contou com a apresentação musical de alunos do PROART enquanto foi servido o chá da tarde.

O Chá das Mulheres contou com a participação da Primeira Dama Manuela Jácome, a Vereadora Lisete Negreiros e da Secretária de Assistência Social Juliana Câmara que trouxeram suas contribuições acerca da temática e a sua mensagem de apoio a todas as mulheres.  Ao término do evento a secretária Juliana fez a entrega de uma lembrança do evento a cada participante e reforçou a importância da denúncia no combate da violência doméstica reafirmando o compromisso no fortalecimento dessas mulheres.

Fotos: Levy – Veja mais fotos clicando nas imagens para ampliá-las:

(Visited 157 times, 5 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.