Covid-19: Prefeitura de Guamaré apresenta protocolo para sepultamentos

A despedida, de longe, é uma prática comum e necessária, mesmo quando a causa da morte é apenas uma suspeita por Covid-19. A Prefeitura de Guamaré, por meio da Secretaria Municipal de Saúde com apoio da Vigilância Epidemiológica Municipal, apresentou na manhã dessa terça-feira, 19, no Centro de Velório de Baixa de Meio, o Protocolo acerca dos procedimentos relacionados ao sepultamento de casos suspeitos ou confirmados de COVID – 19. O documento segue as recomendações do Ministério da Saúde.

Segundo o Secretário Municipal de Saúde, Fabrício Morais, o protocolo foi apresentado aos profissionais envolvidos no processo, tratando do uso correto dos EPIS, procedimento de paramentação, desparamentação, desinfecção, higienização pessoal, desinfecção adequada às áreas limpas e sujas e manejo de materiais contaminados. Também foi apresentada a parte prática sobre cada processo.

Durante a apresentação do documento foi respeitado o distanciamento social de dois metros, com uso obrigatório de máscara. A ação teve como objetivo garantir aos profissionais, familiares e amigos envolvidos no sepultamento, o que preconiza a OMS, que é a não contaminação para evitar a propagação do vírus. Participaram da capacitação, coveiros, higienistas, circulantes e o pessoal da lavanderia do Hospital Manoel Lucas de Miranda.

A capacitação foi prestigiada com a presença do Prefeito Adriano Diógenes, do Secretário de Saúde, Fabrício Morais, do Secretário de Obras e Urbanismo Sanderson Torres e o adjunto de Obras, Ivanildo Almeida, do Secretário de Assistência Social André Bertoldo, da Secretária de Meio Ambiente, Jariane Faustino e do Secretário de Planejamento Jefferson Soares.

(Visited 9 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.