‘Covidão’ alcança o governador do Amazonas por suposta fraude com dinheiro da saúde

‘Covidão’ alcança o governador do Amazonas por suposta fraude com dinheiro da saúde

O “Covidão” alcançou o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), que foi alvo da Operação Sangria, detonada na manhã desta terça-feira (30) pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal (MPF).

A investigação aponta supostas fraudes e desvios na compra de respiradores pelo estado — os equipamentos deveriam ser destinados ao combate ao novo coronavírus, que causa a doença Covid-19. A Polícia Federal está cumprindo os mandados na sede do Governo do Estado e na Secretaria de Saúde, em Manaus.

Wilson Lima disse que “aguarda o desenrolar e informações mais detalhadas da operação que a Polícia Federal realiza em Manaus para, posteriormente, se pronunciar sobre a ação”.

No momento da operação, o governador estava em Brasília para cumprir agenda de trabalho, e está retornando para Manaus, segundo a sua assessoria.

Esta é a terceira operação da PF sobre coronavírus que tem como alvo um governador de estado. Antes de Lima, Helder Barbalho, do Pará; e Wilson Witzel, do Rio de Janeiro, foram alvos.

A operação cumpre mandados de prisão temporária contra oito pessoas, além de buscas e apreensões em 14 endereços de pessoas ligadas a Lima e na Secretaria de Saúde do Amazonas.

As medidas foram determinadas pelo ministro Francisco Falcão, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), e incluem o bloqueio de bens no valor R$ 2,976 milhões, de 13 pessoas físicas e jurídicas, incluindo o governador do Amazonas.

O minitro do STJ autorizou a prisão temporária de:

– Simone Araujo de Oliveira Papaiz, secretária de saúde;

– João Paulo Marques dos Santos, ex-secretário de saúde;

– Perseverando da Trindade Garcia Filho, ex-secretário executivo adjunto de saúde;

– Alcineide Figueiredo Pinheiro, ex-gerente de compras da secretaria de saúde;

– Fábio José Antunes Passos; Cristiano da Silva Cordeiro;

– Luciane Zuffo Vargas de Andrade;

– Renata de Cássia Dias Mansur Silva.

LEIA MAIS AQUI SOBRE O ASSUNTO

Facebook
Twitter
Instagram
WhatsApp