Cuidado! Notas falsas de dinheiro circulam no comércio em Guamaré

Uma simples tarefa pode evitar que uma pessoa de bem tenha que responder na justiça por um crime de falsificação. A atenção no momento do recebimento de uma nota de valor alto é fundamental para identificar a veracidade da cédula.

Na noite deste sábado (03), comerciantes procuraram o Sargento Jhonny Cruff, responsável pelo o destacamento policial da cidade para denunciar e alertar os demais sobre o recebimento de cédulas falsas em Guamaré. Ontem alguns foram enganados com este crime e se encontram indignados com o prejuízo.

Alerta

As diferenças são pequenas e é preciso prestar atenção na textura do papel para poder identificar a falsidade. “A moeda falsa é complicada para a população em geral identificar quando ocorre uma falsificação bem feita. O papel é muito parecido e quando a vítima manuseia não percebe a diferença. Mas o que geralmente acontece é uma falsificação grosseira, onde a pessoa, pegando o papel da moeda, vai perceber que ele é bastante firme e grosso”, destaca Seu João “Comerciante”, recebeu uma nota de 50,00 reais falsificada.

Falsificação é crime

A falsificação é crime previsto pelo artigo 289 do Código Penal, com pena prevista de 3 a 12 anos de prisão. Quem tentar colocar uma cédula falsa em circulação, depois de tomar conhecimento de sua falsidade, mesmo que a tenha recebido de boa fé, pode ser condenado a uma pena de seis meses a dois anos de detenção.

Alto-relevo

Para identificar uma cédula falsa é preciso estar atento aos principais elementos de segurança. Nas notas da Primeira Família verifique a marca-d’água, a imagem latente e o registro coincidente. Verifique também o relevo. Nas cédulas da Segunda Família do Real, verifique a marca-d’água, o número escondido, a faixa holográfica (nas notas de 50 e 100 reais) e o número que muda de cor (nas notas de 10 e 20 reais). Sinta também o alto-relevo.

Cautela

Muita cautela ao receber dinheiro, pois há varias pessoas passando de bonzinho dando o golpe no comercial local com  notas falsas. Pelo o que se vê, a cidade está cheia e a polícia já abriu uma linha de investigação para identificar os falsificadores. Jhonny garantiu que em tempo a PM irá colocar estes criminosos atrás das grades.

(Visited 354 times, 7 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.