Dia D da Educação na VII Semana do Bebê superou expectativas

O segundo dia de programação da VII Semana do Bebê de Guamaré foi marcado por uma série de atividades realizadas pela Secretaria Municipal de Educação. Logo nas primeiras horas dessa terça-feira, 08, o Assentamento Umarizeiro, na zona rural, recebeu Caravana da Leitura e da Alegria.

A atividade aconteceu com participação dos alunos das escolas municipais Luiz Cândido Alves. A Escola Bibiano Xavier no Assentamento Santa Paz também recebeu a visita da caravana, que teve como público alvo as crianças da primeira infância. A ação foi conduzida pela equipe da Biblioteca Municipal e consistiu na contação de histórias, através de referências literárias.

O objetivo da atividade foi estimular o aprendizado coletivo das crianças, por meio de dramatização e interação dentre outras metodologias lúdicas, despertando a participação e o prazer pela leitura, favorecendo a socialização e diversão ao mesmo tempo.

Palestra

Outra atividade que marcou a programação da Secretaria de Educação na VII Semana do Bebê foi uma palestra bastante participativa, que aconteceu pela manhã, no Clube Municipal, onde foi abordado o tema: “Família e Primeira Infância – Sensibilizar, Incluir e Desenvolver”.  A atividade foi conduzida pela professora-doutora, NaireJane Capistrano, que possui trajetória acadêmica com ênfase em educação infantil.

“Foi um importante momento de formação que oportunizamos para os professores da primeira infância da rede municipal de ensino, técnicos das secretarias envolvidas, famílias, gestores e coordenadores escolares. Um momento de qualificação que trouxe diálogos pertinentes”, destacou o Secretário de Educação do município, professor Roberto Aguiar.

A atividade teve como objetivo principal aprofundar a discussão em torno das questões voltadas para a inclusão e a promoção do desenvolvimento emocional saudável das crianças, com suporte afetivo às famílias, estimulando o estabelecimento de vínculos positivos entre pais e filhos, desde o início da vida.

Noite do Pijama

A “Noite do Pijama” foi outra ação queintegrou a programação oficial da VII Semana de Bebê, e contou com a participação dos profissionais da educação municipal, tendo como público-alvo alunos da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental.

O evento aconteceu no Clube Municipal, reunindo pais, alunos e educadores, favorecendo a interação e o fortalecimento dos vínculos. Participaram alunos das escolas municipais, Centro de Educação Infantil Olindina Vieira da Câmara Olegário, José Silvino de Oliveira, Escola GesuinoVieira de Melo, Escola Professora Francisca Freire e do Proarte.

As escolas apresentaram contos literários através de dramatizações realizadas pelas professoras. A atividade teve como objetivo também alcançar a mobilização social em prol da primeira infância, trazendo ludicidadee aprendizado com a arte do brincar, despertando para a valorização dessa importante fase do desenvolvimento infantil, além do incentivo à participação e convivência familiar.

Veja mais fotos clicando nas imagens para ampliá-las:

(Visited 23 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.