Equipe Kactus: Reaproveitamento da água em máquina de lavar roupas será o desafio em Torneio de Robótica

Professores e alunos da rede pública e particular de Guamaré se preparam para participar pela primeira vez, representando o município na Competição Regional de Robótica. O evento acontecerá no próximo dia 13 e 14 de dezembro de 2019 na Escola do SESI em São Gonçalo do Amarante.

A equipe KACTUS é formada por alunos da rede de ensino com a média de idade de 9 à 16 anos. O projeto do grupo que será apresentado no torneio é uma máquina de lavar roupas, integrada a um sistema de tratamento para reaproveitamento da água potável.

Reaproveitamento da Água

O maior problema da cidade hoje é com a falta de abastecimento de água potável, o município sofre há anos, às vezes ficam semanas sem uma gota de água nas torneiras. Alguns alunos chegam a perder aulas por não ter água pra levar a roupa.

Aulas são canceladas nas escolas por não ter este importante recurso, levando pessoas a serem obrigadas a usar água de poços, que na maioria das vezes são de águas salgadas. Foi pensando nesse problema que veio a ideia da equipe de encontrar uma solução no projetor de Robótica.

Desafio da Equipe Kactus

Os alunos de Robótica foram desafiados pela First Lego League, e de logo foi identificado o problema e apresentou uma solução inovadora. Juntos, a equipe Kactus pensou em vários problemas e soluções diferentes para encontrar uma solução para definir o projeto a ser apresentado, como por exemplo, chispes para controlar a velocidade dos carros em certas partes da cidade, sensores para cegos, mas a ideia do reaproveitamento da água na máquina de lavar foi por unanimidade.

Desde o inicio do mês de novembro que a equipe está focada em uma solução para esse problema já identificado. Foi pensado numa forma de contribuir  com a redução do consumo de água nas residências.

Em estudo, os alunos adicionaram o sulfato de alumínio na água,  ele reagir com o sabão criando 2 mols de hidróxido de alumínio, e 3 mols de sulfato de sódio. Que por sua vez é 2 vezes mais denso que água, assim fazendo com que ocorra a decantação na solução.

Projeto inovador

O projeto da equipe é uma máquina de lavar roupas, integrada a um sistema de tratamento para reaproveitamento da água.  Depois da primeira lavagem a água passa por um filtro e é levada para o um tanque onde será adicionado o sulfato de alumínio que se junta ao sabão e é separado da água. A água tratada passa novamente, por um filtro, e é jogada de volta para a máquina e reutilizada em uma segunda lavagem.

Normalmente uma máquina de lavar faz de dois a três ciclos no mínimo, gastando 150 litros. Além disso, o uso da máquina de lavar corresponde a 11% da água na residência. O projeto é destinado ao uso doméstico.

O evento deste ano tem como tema: Cidades Inteligentes. A equipe de Guamaré é formada por dez alunos: Marcelo Tibúrcio, Júlia Araujo, Kiara Maria, Maria Clara, Eduardo Matheus, Lucas Emanuel, Douglas Cauã, Emilly Jamylle, Julyo Cesar, Ana Julia, tendo como professores Fábio de Abreu e Kamila Melo, sobre a coordenação de Charles Sales. Na competição, apenas seis equipes serão classificadas para a etapa nacional, em São Paulo, entre os dias 13 e 15 de março.

(Visited 147 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.