Festas de São João com quadrilhas estilizadas movimenta a comunidade de Baixa do Meio.

O São João é de alegria dos amantes das festas juninas. Esse momento impar é marcado pelas comidas típicas, fogueiras e festas de quadrilha. A música oficial é o forró, com suas derivações que vão desde o Baião ao Xote, do Xaxado ao Pé de Serra.

Quadrilhas

Anarriê. Alavantú. Duas velhas conhecidas palavras das quadrilhas juninas, que quer  dizer: anarriê, voltar todos a seus lugares, e alavantú, todos vão para a frente. No ultimo sábado (15), a comunidade de Baixa do Meio em Guamaré parou para festejar o São João do povo com apresentações de quadrilha estilizadas e muito forró pé de serra com talentos da terra.

A festa contou com a presença de vereadores, secretários, liderança politicas, crianças, jovens, idosos e a população em geral que prestigiou a festa. As quadrilhas que se apresentaram deram um show a parte, cada uma foi jugada pela mesa julgadora. A grande campeã foi à quadrilha “Estrela Dourada de Macau”, ficando em segundo lugar, a quadrilha “Vire Mexe de Guamaré” e completando o pódio a quadrilha “Pimenta da Terra de Ipanguaçu”.

Comidas típicas

Não faltou na festa a boa culinária de São João, toda baseada no milho, colhido no final de maio e junho. Foi um momento de festa e confraternização, de celebrar e agradecer o grão que germinou e deu frutos. Não faltaram as comidas típicas como canjica, munguzá, pamonha, milho cozido ou assado, dentre outros.

Fotos: Alexandre Barbosa

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *