Guarda Municipal: Quando o poder público entra com a segurança nas escolas pela porta, a violência sai pela janela

Depois do episódio em Suzano-SP na escola Raul Brasil, palco do massacre ocorrido na manhã desta quarta-feira, 13, que vitimou oito inocentes alunos, deixando outras vítimas em estado grave, a tragédia serve como alerta aos responsáveis em manter a ordem e a segurança nas instituições de ensino por este Brasil a fora.

Guamaré não fica isenta de tamanha insegurança nas escolas do município. Tendo em vista que nunca houve uma Guarda Municipal em regime de escala nas maiores escolas, como exemplo: Benvinda Nunes Teixeira, na sede e a Escola Professora Maria Madalena da Silva, no Distrito de Baixa do Meio.

A Guarda Municipal nas escolas serve de prevenção e contribui não só para a conscientização dos alunos em relação à violência, mas também para a preservação dos espaços escolares e manutenção da ordem na instituição, conforme rege a própria Lei 457/2010-AST.

A GM além de coibir furtos, roubos e depredação do patrimônio público, passa a sensação de segurança, e episódios com este de Suzano-SP e outros podem ser evitados.

Entre os objetivos da guarda nas escolas, está a repressão e a prevenção de delitos. A primeira envolve o patrulhamento e uma ação especial de proteção com a ronda escolar pela supervisão, com visitas programadas, seguindo um cronograma de combate à violência.

A Presença dos GMs nos três turnos repreende atos como tráfico de drogas e roubos no entorno das escolas municipais, contribuindo com o bom andamento das atividades escolares, garantindo a segurança aos alunos, pais e professores.

Este Blog espera que o poder público não esteja aguardando por outras tragédias similares a que ocorreu no interior de São Paulo para descruzar os braços e fazer com que a Guarda Municipal chegue até as maiores escolas com a presença da corporação e rondas permanentes em unidades de menor porte.

(Visited 80 times, 81 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.