Gustavo Santiago: Um vereador no Legislativo com perfil de Executivo

O vereador Gustavo Santiago (SD), está no seu terceiro mandato, mas desde que assumiu sua cadeira na câmara municipal, ele vem ao longo dos últimos onze anos cumprindo uma missão espinhosa: defender com unhas e dentes o grupo oposicionista ao governo. Ser oposição é ser minoria, e decidi querer pagar o preço por ser de lado oposto, fato que a maioria dos vereadores não quer pagar.

Gustavo ainda vem mantendo a chama da oposição acessa em uma arena de gladiadores, onde claramente ele tem desvantagem numérica para encaminhar requerimento e votações para serem aprovados, estes de sua autoria quase nunca passam na Câmara Municipal, o ultimo exemplo, foi a convocação de secretários do governo a câmara, mas ele foi vencido pela maioria dos votos, mesmo assim não desistiu.

Guamaré é um dos poucos municípios da região salineira, mato grande e vale do assú, em que o governo não conta com o apoio da maioria dos vereadores. São cinco a quatro. E o papel de Gustavo Santiago como líder da oposição, posto dado ao vereador pela própria militância, é de chamar atenção por sua perseverança em busca de melhorias e respostas as suas reivindicações do povo.

Temos que admitir, engoli seco, aceitar sem gaguejar, que a câmara municipal perde sua graça sem a oposição feita pelo o vereador Gustavo Santiago. O poder fiscalizador do legislativo, um de seus papéis mais importantes ficaria enfraquecido se não houvesse oposição responsável e atuante.

Talvez por estas e outras razões seu nome cresce no cenário politico, e é citado nas rodas de conversa, redes sociais e grupos de whats app entre os prováveis candidatos a prefeito por parte da oposição. Ele próprio prefere continuar defendendo o nome de seu cunhado Mozaniel Rodrigues, que foi absolvido na ultima semana da acusação de compras de votos na eleição suplementar.

O vereador com perfil de executivo não tem perdido sua legitimidade diante da população que o elegeu. É preciso lembrar que o mandato não é do vereador, mas sim do povo. No entanto, ter oposição responsável é sempre muito saudável porque vai procurar debater aquilo que não estiver em conformidade com os anseios da população.

(Visited 51 times, 51 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.