“O que seria mais grave: Uma picada de cascavel ou você morder a própria língua?” Jornalista Viana

“O que seria mais grave: Uma picada de cascavel ou você morder a própria língua?” Jornalista Viana

Os manuais de jornalismo recomendam cautela com divulgação de fatos. Antes de dar o furo, é preciso checar antes as informações, sob risco de prestar um desserviço à opinião pública. E ainda por cima, responder pelas consequências e pagar um preço que não se mede nas esferas judiciais.

É preciso ter muito cuidado com publicações em jornais, blogs e redes sociais por parte de alguns moderadores. Faz-se necessário, antes de quaisquer publicações, ter subsídios com dados reais e a fonte da informação para não cair em descrédito.

Pois bem…

Não costumo falar de blogueiro, até porque sou um, escolhi ser um formador de opinião, embora muitos blogueiros não tem me poupado, e falado mal de mim,  na maioria das vezes atendendo seus líderes políticos, que não aceitam criticas, embora sejam estas construtivas.

Faz parte da profissão… Desde que criamos este espaço, o moderador do blog já foi alvo de inúmeros ataques por parte de políticos, presidentes de sindicatos, empresários irresponsáveis, dentre outros que não aceitam a crítica construtiva e reagem de forma brusca e covarde.

Tenho diariamente navegado nas redes sociais e me deparado com cada publicação que merece destaque, em especial, as publicações do blogueiro de Macau Irineu Cândido, muito conhecido na Terra das Salinas, por ser polêmico e sua coragem de enfrentar a justiça.

Irineu é moderador do Blog Cidade do Sal, apresenta um programa diário na rádio 94 FM de Macau. Tudo leva a crê que ele criou seu espaço, somente para atacar os gestores da região que não aderem as suas investidas de acomodação, usando seu expediente que deveria ser a serviço do povo e para o povo, para atacar muita gente, onde na sua extensa lista não poupa políticos e pessoas de bem.

Irineu Cândido tem tido ultimamente memória curta, quando esquece da frase do jornalista Viana ao dizer: “O que seria mais grave: Uma picada de cascavel ou você morder a própria língua?”

A saber…

A vida do blogueiro Irineu Cândido que cobre o expediente da Câmara Municipal de Guamaré, pode se complicar a qualquer momento. Citado em denúncia do Ministério Público por suposto desvio de recursos públicos em festas juninas de Macau, o blogueiro agora corre o risco de ser preso por crime de estupro, praticado contra uma menor de idade.

A ação penal que apura o crime previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente-ECA corre em segredo de justiça. O processo se arrasta desde 2013, por meio do inquérito policial Nº 062/2013, registrado na 5ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Macau e já está concluso para sentença do juiz. O desfecho do caso é aguardado com muita expectativa por familiares da vítima T. N. do N. G. e pelos órgãos de proteção ao menor no município de Macau.

Um fato curioso e controverso nesta história é que mesmo com a imagem manchada em 14 processos, de acordo com consulta que o blog fez ao site do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, Irineu usa de seu blog e dos microfones de uma Rádio FM para perseguir, denegrir e caluniar políticos que não se rendem as suas investidas, esquecendo a sua própria ficha criminal, manchada inclusive com processo de crime de estupro de vulnerável.

Por fim, o que se percebe em suas publicações que é o blogueiro não tem sido imparcial em suas postagens, pois ele tem feito vista grossa aos atos absurdos com o dinheiro público da própria Câmara Municipal de Guamaré, onde ele, Irineu Cândido é aliado do presidente da CASA, Emilson de Borba Cunha (LULA).

O povo sabe que o portal Guamaré em Dia tem aplaudido quando merece e criticado, quando se faz por merecer, seja no legislativo como no executivo. Tudo com muita responsabilidade e ética, afinal, os manuais de jornalismo recomendam cautela… Muita cautela com a divulgação dos fatos.

Sugerimos que o blogueiro em vez de perseguir, denegrir e caluniar políticos, procure usar seu blog e a rádio 94 FM, para divulgar ações da Câmara Municipal de Guamaré, se de fato existir, informe onde estão sendo aplicados os R$: 24 milhões para ser gastos no biênio 2017/2018.

Tente com seu espaço, apagar com verdades o nome negativo da câmara, divulgando o trabalho de cada vereador, assim sua imagem não ficará tão negativa de um homem público que usa o seu Blog e a Rádio 94 FM para fazer somente o mal. Mude seus conceitos, use sua inteligência para ganhar dinheiro honestamente e fazer o bem.

O bom exemplo vem dos Blogueiros Alfredo Sergio, Arafran Petre, FocoCoelho, É isso aí, dentre outros blogs da região, que tem lado, mas tem responsabilidade em suas publicações. Como bem sei que serei atacado por esta publicação em seu blog, e na rádio 94 FM, as informações que recebi de servidores da Câmara Municipal de Guamaré, ao seu respeito, ficará para um segundo momento.

Processo que Irineu Cândido responde no TJRN

Facebook
Twitter
Instagram
WhatsApp