Oficina de Patchwork de carinho e proteção na V Semana do Bebê

Nesta quarta feira (11), a Secretaria Municipal de Assistência Social – SEMAS, através dos Centros de Referencia de Assistência Social – CRAS de Guamaré e Baixa do Meio, finalizou a Oficina: Patchwork de Carinho e Proteção com as gestantes acompanhadas pelos dois CRAS que estão nos três últimos meses do período gestacional.

Essa Oficina fez parte da programação da V Semana do Bebê realizada no município de Guamaré e foi organizada em três dias (06; 08 e 11 de outubro). Nestes intervalos de dias foram confeccionadas mantas para os bebês, costuradas pelas gestantes a partir da técnica do patchwork.

O principal objetivo da oficina foi proporcionar às gestantes, um momento em que as mesmas pudessem confeccionar um presente para seu bebê que simbolizasse o carinho e a proteção, e que durante gerações o(a) filho(a) tenha esse sentimento perpetuado sempre que olhar para a manta feita pelas mãos de sua mãe, traduzindo sentimentos e histórias, como também, aprenderem uma técnica de costura que possibilite produzir peças que contribuam com a renda familiar.

“Estou muito satisfeita em participar dessa oficina que me deu esse momento de troca de conhecimentos, de alegria, de amor e de aprendizado.” foram as palavras da gestante Antônia Silva Dantas. Complementando seu depoimento ela disse também que “de quatro anos pra cá, Guamaré está cuidando mais das gestantes e dos bebês”.

No momento da Oficina a Secretária de Assistência Social Marisa Rodrigues esteve presente e explanou sobre a importância desse momento gestacional e ressaltou o trabalho que é realizado para o fortalecimento de vínculos familiares, colocou ainda sobre a importância da continuação do trabalho, bem como a inserção das famílias e das crianças na faixa etária da primeira infância, no Programa de Atendimento na  Primeira Infância – PAPI.

Antes de encerrar a oficina, a Coordenadora do CRAS de Baixa do Meio, Neide Pereira, exibiu um vídeo com a música “Não Custa Nada” mostrando que pequenas atitudes como um abraço, um sorriso e a brincadeira entre filhos e pais não custa nada, e as gestantes cantaram a música com muita emoção.

Após esse momento, foram entregues dois kits de enxoval para as gestantes que estão dentro dos nove meses de  gestação,  e as mantas de patchwork a todas as gestantes que participaram da oficina.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *