Operação Fica em Casa: PM fecha rinha de galo, prende jogadores, apreende animais e veículos em Guamaré

A Polícia Militar, sob o comando do Sargento Jhonny Cruff, mas conhecido por Mestre dos Magos, com apoio de vários policiais, prenderam em flagrante pelo menos 27 pessoas pelo crime de maus-tratos a animais e aglomeração de pessoas na localidade de Lagoa de Baixo, zona rural do município de Guamaré após receber uma denúncia anônima ao telefone da viatura da polícia, numa operação policial denominada por “Fica em Casa”.

No decorrer da semana, a PM recebeu informações que eventos de rinha de galo e aglomeração de pessoas eram realizados em uma propriedade rural sempre aos domingos, e que contava com a participação de pessoas da cidade, comunidades e região.

Policiais militares efetuaram diligências no local a fim de entender a dinâmica da organização do evento, visando à realização de um plano de atuação policial embasado a partir dessas informações. No sítio, situado em local bastante isolado, existia uma casa de propriedade particular com a concentração de pessoas e veículos.

Durante a abordagem policial algumas pessoas tentaram se evadir do local, no entanto foram contidas, submetidas à busca pessoal e a posterior identificação. A organização do evento e o local onde ocorria a rinha de galo possuíam estrutura, demonstrando que o crime era praticado com constância.

Além de praticarem no local crime maus tratos aos animais e a saúde pública, em virtude de ainda estavam fazendo aglomeração de pessoas o que é proibido em razão da pandemia com o coronavírus do Covid-19, e desobedecendo ao decreto estadual. Todos foram autuados no Art. 32 da Lei n 9.695/98(Maus tratos a animais) e Art. 268 do CPB do (Infração de Medida Sanitária).

O local continha uma arena com banco para plateia, placar, cronômetro, tabela, bancas de aposta, equipamentos para bico e esporas, orientações de proibição de fotos e filmagem no ambiente, aves utilizadas nas rinhas, remédios e material de uso veterinário para sutura, roupas, gaiolas e anotações de aposta.

Foram localizados e apreendidos vários galos, mas no inquérito ficaram todos na guarda fiel do proprietário do local, devido não ter lugar adequado no momento para guardar as aves. Além de ter sido conduzida 27 pessoas, 19 motos, 03 carros, 14 bolsas transportadora de galos, 31 biqueira de couro simples, 54 biqueiras de couro com borracha, 06 bicos de aço, 29 esporas, 11 pares de luvas de borracha especifica para pernas de galos. Todos ficaram à disposição da justiça.

Denuncie Crimes

A população pode ajudar e muito a Policia Militar de Guamaré no combate a crimes na cidade, enviando através do whatsapp ou ligação da PM (84) 99936-9126, denúncias, informações e solicitações. A PM ressalta que sua identidade será preservada em absoluto sigilo.

Com informações da Polícia Militar

(Visited 690 times, 30 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.