Semana Nacional da Adoção terá evento de capacitação em Mossoró

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) tem empreendido esforços para implementar um programa voltado a acolher a gestante ou mãe que opte por entregar a criança para adoção. Com esse foco, o órgão tem realizado uma série de capacitações para os atores envolvidos na rede de proteção à criança. A próxima será ministrada pelo idealizador do projeto “Anjos da Adoção”, promotor de Justiça da Comarca de Fortaleza, Dairton Oliveira. O curso está marcado para o dia 24 de maio, na sede do MPRN em Mossoró, das 9h às 12h e das 14h às 17 horas.

O evento também contará com a presença dos “anjos” (voluntários que dão a primeira acolhida à mulher), que vão compartilhar suas experiências como participantes do projeto. A capacitação é voltada para integrantes do poder público e da sociedade civil dispostas a somar na causa.

Uma das questões mais delicadas no tema da adoção diz respeito à necessária acolhida da gestante ou mãe que manifeste o interesse em entregar seu filho em adoção. Com as capacitações, a 12ª Promotoria de Justiça de Mossoró tem a intenção de tornar seguros os ambientes dos serviços públicos que garantam à mulher a promoção social e a manifestação livre de vontade, nas áreas da saúde, assistência social, educação e na própria Justiça.

Semana Nacional de Adoção

O Dia Nacional da Adoção é comemorado em 25 de maio. Em razão disso, ocorrerão em o todo o país atividades alusivas à data durante a próxima semana. O dia foi escolhido durante o I Encontro Nacional de Associações e Grupos de Apoio à Adoção, em 1986. Desde 2002, quando o projeto de lei foi sancionado pelo presidente Fernando Henrique Cardoso, a data foi oficializada.

A atividade em Mossoró está sendo desenvolvida pelo Grupo de Apoio à Adoção Afeto (GAA-Afeto) da cidade e pelo MPRN, com o apoio da Prefeitura Municipal e do Tribunal de Justiça do Estado (TJRN). MPRN.

(Visited 21 times, 2 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.