Sessão da Câmara: “Gente grande de verdade sabe que é pequena e por crescer”. Filósofo Mário Sérgio

Sessão da Câmara: “Gente grande de verdade sabe que é pequena e por crescer”. Filósofo Mário Sérgio

Foi com a frase do filósofo Mário Sérgio, que a vereadora Diva Araújo (PRB), usou a tribuna da casa do povo para agradecer a família e aos amigos por terem comparecido a festa de aniversario em seu sitio, localizado na comunidade de Lagoa Seca, no ultimo final de semana, para festejar este momento impar em sua vida, de poder completar seis décadas de vida, mais uma primavera. A todos ela estendeu sua gratidão.

Logo, após a vereadora Diva Araújo, fez um verdadeiro desabafo sobre o caos da segurança pública do município. Ela reconheceu que é deve e obrigação do estado, mas enfatizou que o município tem sua parcela de culpa pela falta de segurança, tendo em vista que foi destinado um orçamento aprovado pela Câmara Municipal, e nada estava sendo feito para pelo menos amenizar o problema que só aumenta a casa com a onda de assaltos.

Diva fez duras criticas a Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Patrimonial, segundo a parlamentar, falta gestão na frente da pasta, e solicitou ao presidente Emilson de Borba (LULA), a convocação do Secretário Francisco Gomes (COCÓ), para esclarecer sobre o orçamento e outras denuncias sobre a secretaria que chegou a câmara.

Veja na integra sua fala na tribuna

Excelentíssimo Senhor Presidente, caros colegas vereadores, minhas senhoras e meus senhores.

Agradecimento

Gostaria, inicialmente, de registrar o agradecimento ao amigo vereador e presidente desta casa, Emilson de Borba, a vereadora Francisca Galdino, ao Deputado Hermano Morais, ao amigo correligionário do PRB, Abrão Lincoln, aos ex-prefeitos de Macau – Einstein Barbosa e Kerginaldo Pinto, ao procurador desta casa legislativa Dr. Sérvulo Nogueira, ao Subtenente Luiz Carlos de Souza, e a todas as demais autoridades e amigos que puderam estar comigo neste fim de semana em minha residência celebrando mais um natalício.

Quero agradecer também a todos aqueles que não puderam se fazer presentes, mas que enviaram suas felicitações e seus carinhos através de ligações e mensagens, assim como aos blogs guamarenews, fernandoaverdade, atencaoguamare, guamarenatela, guamareemdia e todos os demais comunicadores que marcaram a presença na festa e publicaram matéria me desejando felicitações.

Uma data especial, de muita emoção, em que celebramos seis décadas de muitos obstáculos, muita caminhada e superação. Mais de que seria o triunfo da vitória se não fosse acompanhada das dificuldades, dos grandes desafios. Eu só tenho agradecer a Deus por tudo o que ele tem me concedido.

E junto à idade, meus amigos, caros colegas vereadores, vêm o aprendizado, vem à reflexão e a necessidade de ponderarmos e avaliarmos as nossas próprias atitudes e daqueles que nos rodeiam.

Humildade

Assim, nesta tarde, gostaria de trazer algumas palavras e, em especial, uma citação do doutor filósofo e educador Mário Sergio Cortella, quando em uma palestra veio discorrer sobre o que é humildade.

Ao iniciar sua palestra, ele ressalta que antes de qualquer atribuição conceitual, é merecido fazer uma distinção entre o que seja subserviência e humildade. E logo discorre que uma pessoa subserviente é aquela que se enfraquece, que se dobra, que se diminui. Diferente daquela pessoa humilde que é aquela que sabe que não sabe de tudo, aquela que sabe; aquela que sabe que ela e outra pessoa saberão muita coisa junta; aquela que sabe que ela e outra pessoa nunca saberão tudo que pode sabido.

Ele destaca ainda que gente grande de verdade sabe que é pequena e por crescer. Já Gente muito pequena acha que é grande e a única maneira dela crescer é tentando rebaixar outra pessoa.

Assim, humildade não é a submissão, mas a capacidade de muitos modos de ser humano. E cada um de nós é de uma maneira, temos nossa importância peculiar, mas não podemos ser arrogantes ao ponto de não observamos e sabermos distinguir a importância de cada um em nossas vidas.

Autêntica

Eu sempre procurei falar o que penso e não meço as palavras para defender aquilo que acredito. Quem convive comigo conhece a minha autenticidade e firmeza em minhas posições. Reconheço que não tenho a mínima habilidade de viver personagens como de teatro como vivem muitos políticos de nossa região. E pago ás vezes o preço alto por não agradar a muitos, mas isso demonstra a sinceridade e a verdade a minhas amizades. Não tenho perfil para bajuladora ou para submissa, apesar de ser muito pequena.

Força da mídia e retratação

Diante da minha pequenez, tenho a reconhecer a importância das mídias sociais, em especial para propagação de nossas ações decorrentes do exercício da vereança. Mas como já falei, não tenho papa na língua e independente da atual conjuntura, e ideologia politica que sigo e acredito, não permitirei que mesmo na condição de correligionário politico quem quer seja venha utilizar minha imagem ou propagação de noticias e informações a meu respeito sem minha autorização previa.

Assim como em outras oportunidades tomei medidas em desfavor daqueles que militam em oposição politica ao meu grupo nesta casa legislativa, venho hoje aqui repudiar e solicitar publicamente que o blogueiro Irineu Cândido, comunicador do blog cidade do sal, retire a citação a que me referencia em reportagem por ele elaborada no dia 10 de novembro do corrente ano, em que atribui a minha pessoa imputação de determinado fato ao comunicador Josivan Dantas.

Já que as solicitações por outras vias não surtiram efeitos desejados, reitero a exclusão da menção de meu nome em sua reportagem, visto que não teve autorização da minha parte, para que outras medidas não sejam adotadas pela assessoria.

Eu sou uma defensora da liberdade de imprensa e da difusão de matéria relevantes que tenham por fim orientar os gestores e legisladores em beneficio do povo de nossa região. Mas jamais comungarei com matérias que não retratem o interesse publico.

Espaço democrático

Queria também aproveitar a oportunidade para agradecer o espaço que me foi concedido pelo Blog guamareemdia em entrevista exclusiva, divulgando matéria a cerca de nosso  trabalho em prol do município, e retratando um pouco da nossa postura e dos nossos esforços. Alguns podem até ter achado estranho, pois é publico e notório que o blogueiro Josivan Dantas tem grande afeição pelo atual prefeito, a quem estou oposição.

E vou ser sincera… Até eu surpreendi com a conversa que tivemos. Muitas vezes nos levamos a rotular as pessoas pelas suas aparências, pelo grupo em que convive, pelo relato de outros. Quando na verdade ignorância, na qualidade de desconhecimento das características e virtudes de determinada pessoa, é que nos leva a realizarmos prejulgamentos e rotulações.

Acredito que quando conversamos, como se diz no ditado popular “olhando no olho”, conseguimos passar efetivamente a sinceridade e a verdade naquilo que dizemos e defendemos. Parabenizo ao comunicador pelo profissionalismo que na oportunidade nos recebeu e captou a nossa postura, divulgando um pouco da nossa historia politica, mesmo não sendo nosso correligionário politico.

amigos que nos acolhe e nos ouve

Senhor presidente, o senhor me conhece de algum tempo, sabe que eu sempre fui e serei muito pequena. Mas quando somos fiéis a nossas palavras e verdadeiras em nossas posições, os nossos atos passam a fazer refletir até aqueles que estão com vendas nos olhos. Quando se trabalha com a verdade, as amizades surgem sem interesses ocultos. Tenho a felicidade de ter uma família abençoada e vários amigos, amigos verdadeiros, amigos que nos acolhem e nos ouvem sem qualquer interesse.

Aqueles que se dizem grandes hão de esperar por suas horas. Quando menos esperar a resposta virá, como veio em outras oportunidades. A verdade sempre prepondera, mesmo que emane tempo. Estou cansada de ver alguns que vem pra cá fazer alardes e cenas teatrais, dizendo que está fazendo isso ou aquilo, mas na verdade só fala e não faz nada. Eu sigo pequena, mas sigo firme, sem o dom de falar, porque o que Deus me deu foi o dom de fazer. E estou fazendo e vou fazer muito mais por este município.

A hora estar por chegar

Senhor presidente, meus colegas correligionários, a hora estar por chegar e eu continuarei aqui transparente e firme com a minha palavra e a verdade a oferecer ao povo e aqueles que necessitarem, quando as máscaras e os muros daqueles que se dizem grandes caírem pelas forças dos guerreiros ocultos que vêm por ai.

Não queria me alongar, mas não poderia deixar de trazer aqui mais um pedido de reflexão, aproveitando a oportunidade e sugerindo aos nobres colegas vereadores, em especial, aqueles que se dizem de situação a gestão do município, que parem um pouco, extraiam de vós quaisquer paixão politica ou parcialidade, e analisem como se encontra a situação atual da segurança pública de Guamaré.

Segurança pública em debate

Nós sabemos, senhores e senhoras, que constitucionalmente a segurança pública em sua grande parcela é de competência do Estado e da União. Temos consciência da situação calamitosa que se encontra as finanças e a gestão do governo estadual. Sei das dificuldades da policia militar e das restrições de efetivo em nosso município.

Mas nós não podemos fechar os olhos para essa situação. Temos o dever e a obrigação de tomarmos alguma providência, antes que a situação se torne irreversível.

O município de Guamaré também tem sua parcela de responsabilidade e para tanto, temos atualmente uma pasta de segurança pública na gestão do atual prefeito, que recebeu uma destinação orçamentária próximo dos 6 milhões de reais.

Ai eu pergunto… Onde está esse dinheiro? O que está sendo destinado? Porque transitando pelo o município não me recordo de ter visto ronda da guarda municipal, a não ser o veículo do senhor secretário pra lá e pra cá. Como estão justificando os altos custos e gastos que estão sendo feitos na secretaria com combustível? Cadê os resultados da pasta para a população?

Meus amigos, se vocês não tomaram conhecimento, esta semana foram roubados três motos e um veículo em nossa cidade. A população já não aguenta mias tanta insegurança. Tenho recebido constantes reclamações e pedidos da população para que sejam tomadas providências.

Secretário de segurança

Senhor secretário, sei que não é atribuição sua nem da guarda municipal o poder de policia ostensiva, mas quando se tem conhecimento, capacidade e realiza-se uma boa gestão, corre atrás de alternativas como a celebração de convênios e de parcerias que venham gerar resultados satisfatórios e mais segurança pra a nossa população. Não tenho visto nada disso ocorrer em nossa cidade.

E ainda questiono… Cadê o prefeito que não toma medidas e utiliza sua bancada e de suas parcerias políticas do alto escalão de Brasília e adjacências para fazer valer o direito à segurança pública aos munícipes de Guamaré?

Convocação do secretário de Segurança

Assim, caros colegas vereadores, gostaria de encerrar minhas palavras, sugerindo e colocando em discussão a convocação do senhor secretário de segurança pública para prestar em esclarecimentos a esta Casa Legislativa e à população, com o intuito de que ele justifique onde e como estão sendo investido os recursos destinados a sua pasta.

E por seguinte, reiterar o pedido aos membros desta casa legislativa que analisemos a atual situação da segurança pública do nosso município com a responsabilidade que ela merece, tomando as providências que forem necessárias.

Meu muito obrigada!

Vereadora Diva Araújo

Clique aqui e ouça o áudio do discurso da vereadora Diva Araújo:

Facebook
Twitter
Instagram
WhatsApp