VII Semana do Bebê: Guamaré conhece o Bebê Prefeito de 2019

O pequeno Heitor Bernardo Gomes Magalhães é o novo Bebê Prefeito de Guamaré. Nascido às 22h38 dessa terça-feira, 08 de outubro, no Hospital Manoel Lucas de Miranda, ele recebeu a visita do prefeito Adriano Diógenes, nas primeiras horas desta quarta-feira, 09, num gesto simbólico que marca também a VII Semana do Bebê – promovida pela Prefeitura de Guamaré.

“Este momento da VII Semana do Bebê proporciona o fortalecimento e a integração das políticas públicas voltadas para a primeira infância, desde a sua concepção, através do pré-natal e do parto humanizado, ao acesso ao conhecimento dos direitos da família, com o intuito de oferecer a gestante e ao bebê uma vida saudável”, destacou o prefeito Adriano Diógenes.

O objetivo da Semana do Bebê, que este ano chega a sua sétima edição em Guamaré é chamar a atenção da sociedade para os cuidados com a primeira infância, por meio da promoção de políticas públicas voltadas para mães e bebês. O município já foi premiado internacionalmente pelo Unicef, durante duas mostras da Semana do Bebê, onde apresentou experiências positivas com o projeto.

Heitor é filho do casal Adriele Karina Vidal Magalhães e Fransoá Diego Gomes Araújo, que reside no bairro Centro, na sede do município. O Bebê Prefeito nasceu de parto cesário, pesando 3,756 quilos e medindo 49 centímetros.

Critérios

“O Bebê Prefeito atende todos os critérios estabelecidos pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, sendo constatados pelos profissionais das Secretarias de Assistência Social (CRAS Centro) e Saúde. Heitor foi a primeira criança a nascer no município, após a abertura da VII Semana do Bebê; a mãe é maior de 20 anos e possui residência fixa no município; realizou todas as consultas do Pré-natal; está com a Carteira de Vacinação em dia; entrou em trabalho de parto em Guamaré e estimula a prática da amamentação”, justificou a Secretária Municipal de Assistência Social e Articuladora do Selo Unicef no município, Juliana Câmara.

Além do prefeito Adriano Diógenes, visitaram a família do Bebê Prefeito, a Secretaria de Assistência Social, Juliana Câmara, o Secretário Municipal de Saúde, Fabrício Morais e a Adjunta de Saúde, Walmira Guedes. A coordenadora do Serviço Social, Eliane Maciel, o Diretor Administrativo do Hospital, Chayanny Richardson, a Coordenadora do CRAS Centro, Patrícia Lessa Pereira e as técnicas de referência, Vanderleia Sousa e Luana Pereira também integraram a comitiva da prefeitura.

Equipe multidisciplinar de saúde e apoio social

A equipe da Secretaria de Saúde que deu suporte ao parto e a família do Bebê Prefeito foi formada pelos médicos Ana Eulina, René Cunha e Leo Melo, e ainda pelo anestesista doutor Rodrigo Cabral. Também acompanharam esse momento importante, o enfermeiro Whandersen Shakielly, a coordenadora do Serviço Social do hospital municipal, Eliane Maciel, a Assistente Social de Plantão, Flávia Raquel e o Diretor Administrativo do hospital, Chayanny Richardson.

Direito à sobrevivência

A Semana do Bebê é uma das principais estratégias do UNICEF para assegurar a atenção adequada a crianças de até 6 anos de idade. Tem como objetivo tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento infantil uma prioridade na agenda dos municípios brasileiros.

(Visited 214 times, 214 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.