VII Semana do Bebê: SEMAS atuou com capacitação técnica, na segurança alimentar e nos cuidados com a gestação

A Secretaria Municipal de Assistência Social-SEMAS mobilizou crianças e gestantes no penúltimo dia da VII Semana do Bebê de Guamaré. Uma oficina culinária Mini Chef-Sustentável e atividades com grupos de gestantes de Guamaré e Baixa do Meio marcaram a programação dessa sexta-feira, 11.

A oficina culinária Mini Chef- Sustentável aconteceu na Creche Maria do Socorro, no distrito de Baixa do Meio no período da manhã, e na Creche Olindina, no Centro da cidade, no período da tarde. “Foi uma ação de Segurança Alimentar e Nutricional, que teve como objetivo estimular o reaproveitamento dos alimentos, utilizando-os de forma integral”, explicou a Secretária Municipal de Assistência Social, Juliana Câmara.

Orientados pela nutricionista Beatriz Rodrigues, as crianças acompanhadas de seus responsáveis colocaram a “mão na massa” para aprender a produzir almôndegas com cascas de bananas. “Uma comida muito nutritiva, além de saborosa, de baixo custo, vegana e sustentável”, destacou a nutricionista.

A atividade ofereceu um momento de educação nutricional na teoria e na prática, além do fortalecimento do vínculo familiar. As crianças, pais e responsáveis degustaram e aprovaram as almôndegas produzidas durante a oficina.

Gestantes

Ainda na manhã dessa sexta-feira, 11, no Espaço Bougaville em Salina da Cruz foi realizada a atividade “Gestar Vidas”, reunindo grupos de gestantes assistidos pelos CRAS Centro e de Baixa do Meio. A atividade iniciou com uma Roda de Conversa sobre “Depressão Pré e Pós-parto”, tendo como facilitadora a Psicóloga do NASF, Rafaela Romana.

“Foram abordados aspectos relativos à descoberta da gravidez, as transformações hormonais que afetam diretamente o emocional das gestantes, bem como a importância do desenvolvimento da afetividade entre a mãe e o bebê durante o período gestacional”, destacou a psicóloga Rafaela Romana.

Na segunda Roda de Conversa, a presença do médico pediatra, James Brito, que na oportunidade destacou vários pontos importantes sobre os cuidados com o bebê, tais como: o estímulo da amamentação na primeira semana pós-nascimento da criança, uso inapropriado de produtos de higiene no bebê, a troca da fralda e a higienização do bebê de forma adequada. Ele também ressaltou a importância do acompanhamento regular do bebê pelo pediatra.

Após as Rodas de Conversa, as gestantes participaram da hidroginástica. A atividade teve como objetivo mostrar a importância dos exercícios físicos na água para ajudar a melhorar a saúde das futuras mamães. Durante as atividades, as gestantes trocaram experiências, vivenciaram emoções e ainda, adquiriram um aprendizado para o momento do parto e para os cuidados com os seus bebês.

Capacitação

Outra atividade da Secretaria Municipal de Assistência Social -SEMAS, aconteceu no auditório da Câmara Municipal,  com a capacitação, que teve como tema: “Estratégias de Fortalecimento de Competências Familiares para Crianças em Situação de Vulnerabilidade Social. A palestra foi ministrada por Ana Carolina Galvão, que é pós-graduada em Instrumentalidade do Serviço Social.

A capacitação contou com a participação e o envolvimento de técnicos das Secretarias Municipais de Assistência Social, Educação, Esporte e Saúde. A palestrante durante sua exposição enfatizou que o sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente precisa funcionar a partir de uma rede articulada de políticas públicas, que possa garantir de forma efetiva o acesso aos direitos.

“É necessário apresentar o direito e dá oportunidade de acesso à aquelas famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade”, reforçou. Para a atividade foram usados slides, dinâmica e vídeo. Ao final da exposição, a Secretária de Assistência Social, Juliana Câmara agradeceu a colaboração da palestrante e reforçou o compromisso da gestão com a intersetorialidade nas políticas públicas.

(Visited 12 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.