sss-2
ferragens-pai-e-filhos
jm-variedades
redecon 2
Banner-Blog-Guamare-em-dia---1140x140px
Banner-Blog-Guamare-em-dia---1140x140px
21 de Abril: Dia do Policial Civil e Militar! Quem são esses guerreiros?

21 de Abril: Dia do Policial Civil e Militar! Quem são esses guerreiros?

DSC08388

Em nome do Subtenente Luiz Carlos de Souza, mas conhecido como Mestre dos Magos, responsável pelo o destacamento policial de Guamaré, queremos parabenizar todos os policiais civis e miliares deste Brasil a fora pelo o seu dia.

Mas quem são esses guerreiros?

Eles têm uma das missões mais nobres do mundo: agir na defesa da sociedade e preservação da ordem pública, promovendo e participando de medidas de proteção à sociedade e ao indivíduo, ou seja, fazem a apuração das infrações penais e a identificação de sua autoria.

No Brasil, a autoridade policial possui uma divisão entre a Policia Militar e Policia Civil.

Polícia Civil

É composta por policiais que são encarregados de investigar crimes e contravenções, além de reunir provas sobre suas circunstâncias e autoria. Atuam, principalmente, após a ocorrência do fato criminoso.

Também é de sua competência elaborar boletins de ocorrência (B.O.) de qualquer natureza, expedir cédulas de identidade, atestados de antecedentes criminais e de residência, registros de porte de arma de fogo e alvarás de produtos controlados, entre outras atividades.

Policia Militar

Composta por policiais fardados incumbidos de prevenir as condutas criminosas, zelar pela ordem pública, efetuar policiamento preventivo e ostensivo.

A comemoração do Dia das Polícias Civis e Militares foi instituída pelo presidente Dutra, mediante o decreto-lei no 9.208, de 29/4/1946.