sss-2
ferragens-pai-e-filhos
jm-variedades
redecon 2
Banner-Blog-Guamare-em-dia---1140x140px
Banner-Blog-Guamare-em-dia---1140x140px
2º Circuito de lazer do Projeto Vida Saudável – Caminhos de Fé

2º Circuito de lazer do Projeto Vida Saudável – Caminhos de Fé

Durante dos dias 04,05,06 e 07 de fevereiro acontece o início da peregrinação dos usuários do Projeto Vida Saudável com destino a Juazeiro do Norte e Canindé. Os circuitos de Lazer do Projeto Vida Saudável tem como objetivo principal que o público da terceira idade (usuários), tenha contato com novas pessoas, novas culturas, participem de eventos de socialização e a vivência de experiências novas, aliadas ao meio ambiente e a religiosidade.

A prática da atividade turística é significante para o bem-estar daqueles que se encontram na terceira idade, trazendo diversos benefícios para esta segmentação turística (MOLETTA, 1999), tais como:

Conhecimento:

As pessoas nesta faixa etária estão mais preparadas para absorver novas culturas. Por estarem desobrigadas de compromissos sociais e familiares, elas investem na realização de seus sonhos e na busca de experiências novas que possuam de alguma forma significado para elas.

Alteridade:

O contato com diversas pessoas de idades diferentes propicia ao idoso a melhoria da autoestima com a reconstrução da própria imagem.

Sociabilidade:

Cada vez mais as pessoas estão à procura do convívio social, do contato com novas pessoas de varias faixas etárias. O turismo facilita a inclusão social do idoso na sociedade e elevando sua autoestima.

Neste sentido realizamos um estudo simples exploratório, buscando identificar entre os participantes o destino do circuito de lazer religioso, foram entrevistados 80 participantes do projeto Vida Saudável entre homens e mulheres variando entre 55 á 85 anos de idade, desta forma identificamos que 89% dos participantes são católicos e 11% evangélicos.

Sendo escolhida desta forma a cidade de Juazeiro do Norte como destino para o circuito de lazer religioso, O município de Juazeiro do Norte tem importância religiosa por conta do padre Cícero Romão Batista, conhecido como o maior benfeitor da cidade. Juazeiro do Norte recebe mais de 2,5 milhões fiéis por ano, em especial no mês de novembro no feriado de finados.

Entre as principais atrações visitadas pelos romeiros estão a estátua do Padre Cícero, com 27 metros de altura, além do Memorial Padre Cícero – que possui objetos pessoais e imagens sacras do religioso, a igreja Matriz Nossa Senhora das Dores e a Igreja de São Francisco.

Desta forma o projeto vida saudável através das atividades realizadas proporciona alternativas de adaptação ás mudanças e perdas sociais da velhice, tem como reforço que esta indica motivação, estabelecendo novas metas para cada individuo, proporciona novos interesses e estilos de vida, chegando até a ser considerada por alguns participantes como um processo terapêutico de restauração, ou seja, o projeto vida saudável é um programa de lazer e recreação estruturado.

Sessenta  pessoas são beneficiadas com a entrega dos kits viagem – viseira, 02 camisas, protetor solar, almofada de pescoço e voucher de passagem.

Veja mais fotos, clique nas imagens para ampliá-las:

JM Variedades