Agosto Lilás encerra com Seminário “O Empoderamento sócio-político da mulher no enfrentamento da violência doméstica”

Agosto Lilás encerra com Seminário “O Empoderamento sócio-político da mulher no enfrentamento da violência doméstica”

Aconteceu nesta quarta- feira, (29), o Seminário alusivo à campanha Agosto Lilás. Realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social/SEMAS, através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social/CREAS, O Seminário trouxe como tema “O Empoderamento sócio-político da mulher no enfrentamento da violência doméstica”.

O evento contou com a presença dos usuários atendidos pelo CREAS, CRAS e Alta Complexidade, em sua grande maioria mulheres, além de autoridades como vereadores e secretários municipais, a vice-prefeita Iracema Morais, a Vereadora Lisete Negreiros a secretária municipal de políticas públicas para a mulher do município de Natal/RN Andréa Ramalho Alves, a secretária municipal de assistência social do município de Natal/RN Ilzamar Pereira e a secretária municipal de Assistência Social de Guamaré Marisa Rodrigues.

Em sua fala, Marisa Rodrigues apresentou dados do município relativos à violência contra a mulher, onde foi possível identificar que grande parte dos agressores tem entre 18 e 29 anos e são seus próprios companheiros. Ainda, destacou o trabalho realizado no CREAS, Serviço socioassistencial que se apresenta como porta de entrada para atender e acompanhar mulheres vítimas de violência, garantindo que as mesmas tenham acesso às politicas pública voltadas à sua proteção integral e participação social.

Também, enfatizou os pontos que precisam avançar no município no sentido de reduzir os índices de violência contra a mulher, como também a necessidade de se combater o machismo, fortalecer a rede de proteção para a mulher, promover a educação para a cidadania e igualdade de gênero.

Como convidada para refletir sobre o tema, a secretária da SEMUL da Prefeitura do Natal, Andréa Ramalho Alves, explanou sobre a violência contra a mulher, políticas públicas e formas de denúncia. Além disso, relatou que o Rio Grande do Norte tem o maior índice de mortes por feminicídio, ou seja, morte de mulheres simplesmente por causa de seu gênero. A secretária disse ainda que é importante que a mulher ocupe espaços sociais e de luta democrática, participando ativamente da construção da sociedade que todos queremos. Que o Governo do Estado tem que cumprir o seu papel junto aos municípios, estruturando políticas públicas para o enfrentamento a violência contra a mulher, essa responsabilidade não é só dos municípios, é de todos nós, dos entes federados, poder legislativo, judiciário, Ministério público, sociedade civil. Precisamos de uma rede de atendimento para romper com a situação de violência.

Na oportunidade, a Secretária Andréia Ramalho Alves, parabenizou o Prefeito Hélio Willamy e toda a sua equipe, pela implantação do Conselho da mulher, afirmou “aqui em Guamaré estou vendo uma gestão democrática, um governo que faz uma gestão pública de qualidade”

A Vereadora Lisete Negreiros, em sua fala, destacou a propositura de sua autoria, da implantação da Frente Parlamentar em defesa da mulher, na qual compõe as vereadoras Diva Araújo e Eliane Guedes, afirmando que o legislativo está também nessa defesa da violência contra a mulher. “A mulher precisa ser respeitada pelos homens, existe muita violência calada, a mulher não tem coragem de se expor, precisam ter consciência para não calar”

A vice-Prefeita Iracema Morais,  afirmou que o governo vem fazendo uma gestão não só de construção de obras, mas no cuidar das pessoas e que essa questão da violência contra a mulher vem tendo uma atenção especial, afirmou que cada “uma de nós temos sentimentos, a mulher merece respeito e confiança.

O público presente participou energicamente de todo o evento trazendo questões e contribuições relativas à temática. Ainda na ocasião do seminário, foram empossados pela vice-prefeita Iracema Morais, os novos membros titulares e suplentes do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres/CMDM.

Veja mais fotos clicando nas imagens para ampliá-las: 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Facebook
Twitter
Instagram
WhatsApp