Andar de cabeça erguida e com a verdade é para poucos

Andar de cabeça erguida e com a verdade é para poucos

Houve um tempo em que jornalistas e blogueiros eram ameaçados e morriam pelas balas covardes dos intolerantes. Os tempos foram mudando e hoje o número de profissionais de comunicação assassinados caiu, consideravelmente. Mesmo assim, o perigo ainda existe, e é algo eminente.

Alguns políticos tentam a cooptação direta ou indiretamente da mídia, oferecendo dinheiro para calar comunicadores que cumprem o seu dever de cidadão ao denunciar e esclarecer a opinião pública atos irregulares ou ilegais. Este blogueiro já perdeu as contas de quantas vezes me foi oferecido dinheiro para mudança de postura, acerca das matérias que escrevo, desde a criação deste blog, instrumento e porta voz do povo.

Alguns políticos da cidade e região salineira por acreditarem que pela influência, o poder e o dinheiro conseguem tudo, atacam membros da imprensa local sem aparecer, à surdina, usam terceiros, comparsas, assessores, bajuladores, ou até mesmo, através da justiça, por meios de ações judiciais que tentam intimidar comunicadores e calar vozes divergentes.

Já respondi processos judiciais por danos morais, por conta de matérias que produzi ao longo destes últimos 6 anos, atuando como formador de opinião em Guamaré. Jamais fui condenado nesses processos patrocinados por políticos. A justiça dos homens me inocentou em todos eles.

Para surpresa nossa e indignação, devido a minha opinião que tem contrariado interesses de quem está por trás do caos da Câmara Municipal de Vereadores de Guamaré, da Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Patrimonial, e Guarda Municipal, da Prefeitura Municipal de Macau, advogados, dentre outros, estão movendo contra mim, direta e indiretamente o maior ataque contra um profissional de imprensa, que se tem notícia na história de Guamaré com ameaças e intimidações por nossa formação de opinião, ataque este que não vai me fazer recuar jamais, muito pelo contrário, me deixa mais forte para lutar pelo nosso povo, e por dias melhores, e quando eu me sentir prejudicado buscarei forças ao um órgão que abaixo de Deus, tem sido defensor do povo… O Ministério Público!

Tenho feito diariamente neste canal local de comunicação o meu trabalho como comunicador e cidadão deste município, parabenizando e divulgando as ações que merecem ser divulgadas, mas criticando e cobrando o que considero errado. Alertei e continuo alertando as autoridades e a administração municipal sobre problemas, tanto no poder executivo como no legislativo, mas para isso, venho pagando um preço alto. Eu sempre confiei na justiça e na seriedade e imparcialidade dos magistrados.

Mas, diante das constantes ofensas e ameaças ao editor do blog, fui em busca do Ministério Público, considerado o guardião das leis pela sociedade, o socorro e o defensor do povo. O MP tem a missão de Promover a Justiça e a Cidadania, servindo à sociedade na defesa de seus direitos fundamentais, fiscalizando o cumprimento da Constituição e das Leis e defendendo a manutenção da democracia, com uma reconhecida pela sociedade do RN como uma instituição resolutiva que promove a justiça e a cidadania de forma célere, transparente e inovadora.

Em um país em que a liberdade de expressão a cada dia está mais em evidência e o acesso à informação ao cidadão comum é garantido por lei, levar à público opiniões contrárias a certas práticas acaba provocando uma avalanche de ações judiciais, muitas delas com o único objetivo de ‘amordaçar’ os verdadeiros porta vozes do povo. Ameaçar blogueiro por expressar sua opinião é atentar contra Estado Democrático de Direito.

Não temerei a advogados de “porta de delegacia”, que estudaram para fazer o mal e o seu bem próprio, atendendo a políticos que devem a justiça. Os anais do judiciário e do Ministério Público falam por mim, aos servidores ostentação, gananciosos e com telhado de vidro, não tenho medo da justiça, mas sempre temerei a injustiça, essa que tem castigado pessoas de bem, que lutam dia e noite por um bem coletivo, e é impedido muitas vezes pela força do braço e do poder politico, usado para amedrontar.

Trabalho muito para manter nosso povo informado, mas sei do preço que pago para manter este espaço sempre atualizado. Tenho a coragem que falta em muitos de publicar a verdade, não retiro uma vírgula das publicações que já postagem aqui, pois todas foram e são fundamentadas para serem sustentadas na justiça, caso venha sofrer alguma acusação por causa da minha formação de opinião.

O Blog Guamaré em Dia tem sido desde sua criação um espaço democrático, participativo e interativo. Este espaço foi criado com a proposta de inovação contínua, procurando sempre retratar o cotidiano de Guamaré e região, discutindo principalmente o cenário político administrativo do nosso município.

Infelizmente ainda há pessoas que não sabem diferenciar, ou valorizar o que temos de útil no município, demonstram dentre tantas coisas a incompetência generalizada e em vez de aceitar a crítica construtiva, e procurar consertar o que estar errado, procura de logo revidar, e de maneira brusca na tentativa de nos calar e evitar as nossas constantes cobranças. Por fim, uso como empréstimo as palavras de Roberto Shinyashiki “A pessoa que comete erros e não consegue assumi-los, e mudar de atitude, faz de sua vida um campo de batalha”.

Facebook
Twitter
Instagram
WhatsApp