sss-2
ferragens-pai-e-filhos
jm-variedades
redecon 2
Banner-Blog-Guamare-em-dia---1140x140px
Banner-Blog-Guamare-em-dia---1140x140px
Assistência Social promove Qualidade nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV no âmbito do CRAS.

Assistência Social promove Qualidade nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV no âmbito do CRAS.

O SCFV é um serviço realizado com grupos, organizado de modo a prevenir as situações de risco social, ampliar trocas culturais e de vivências, desenvolver o sentimento de pertença e de identidade, fortalecer vínculos e incentivar a socialização e a convivência comunitária. Possui caráter preventivo, pautado na defesa dos direitos e desenvolvimento das capacidades e potencialidades de cada indivíduo, prevenindo situações de vulnerabilidade social.

Trata-se de um Serviço da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social, regulamentado pela Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais (Resolução CNAS nº 109/2009).

O SCFV no município de Guamaré é ofertado nos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS, localizado em Guamaré e Baixa do Meio, dando cobertura a toda população residente na zona rural e urbana, tendo como público-alvo do SCFV: crianças, adolescentes referenciados pelo grupo do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes – NUCA, jovens, e idosos, sendo realizado ainda um trabalho com grupo de gestantes e mulheres.

Diversas atividades são desenvolvidas com as gestantes pelos CRAS, que vão desde orientações sobre a saúde durante a gestação, e após nascimento do bebê, realização de palestras, desenvolvimento de oficinas de artesanato e acompanhamento pelas Técnicas de Referência (Assistente Social e Psicóloga), sendo mantido uma parceria com toda rede socioassistencial do município.

Os idosos de Guamaré também são assistidos no âmbito do SCFV, através de reuniões, orientações, palestras, encaminhamentos, passeios culturais e atividades físicas semanais realizadas no prédio do Projeto Bem Estar, mediante parceria entre os CRAS, Secretaria de Saúde e Esporte.

Outro grupo de destaque nos CRAS é o de mulheres, visando o protagonismo, a promoção, integração e a participação das mulheres nas ações preventivas, de convivência e socialização, inserção e acolhida, capacitação e inserção produtiva, apoio e acompanhamento familiar.

Os CRAS desenvolvem suas atividades semanalmente com temas diversos que abordam assuntos relacionados ao contexto de vida em que os grupos estão inseridos, estimulando a participação, desenvolvimento pessoal, autoconhecimento, relacionamento interpessoal, reflexão da realidade, ajuda mútua, autoestima, bem como, compartilhamento de ideias e semelhanças das situações vivenciadas.

A Secretária de Assistência Social Marisa Rodrigues, destaca que os serviços de convivência pelos CRAS deu um salto de atendimento de 488 no ano de 2014 para 1.500 atendimentos no ano de 2016, isso vem influenciando nos indicadores sociais, a redução do índice de vulnerabilidade do nosso município, um ganho sem dúvida para nossa população.

SCFV Crianças – CRAS CENTRO

1

2

3

 SCFV Gestantes (Oficina) – CRAS CENTRO

4

5

SCFV Idosos – CRAS CENTRO

6

7

 SCFV Idosos – CRAS Centro x Projeto Bem Estar

8

9

SCFV Crianças – CRAS BAIXA DO MEIO

10

11

12

 SCFV Adolescentes – NUCA

13

14

SCFV Idosos – CRAS BAIXA DO MEIO

16

17

18

Ferragens Pai e Filho