sss-2
ferragens-pai-e-filhos
jm-variedades
redecon 2
Banner-Blog-Guamare-em-dia---1140x140px
Banner-Blog-Guamare-em-dia---1140x140px
Atraso no inicio das aulas foi o tema principal da sessão de hoje fomentado pelo o vereador Francisco Damião.

Atraso no inicio das aulas foi o tema principal da sessão de hoje fomentado pelo o vereador Francisco Damião.

IMG_0529

Na manhã desta terça-feira (17), a Câmara Municipal de Guamaré, realizou mais uma sessão ordinária com apenas oito vereadores presentes exatamente às 9 horas, horário regimental do legislativo.

IMG_0537

Estiveram na sessão ordinária, os vereadores Edinor Albuquerque (PMDB), Gustavo Henrique (PROS), Diva Araújo (PMDB), Miranda Junior (PMN), Edinho de Moaci (PTN), Josenildo Gomes (PMDB), Francisco Damião Rodrigues (PTN) e Eudes Miranda (PTN) – presidente da casa.

page

A vereadora Maria Lisete não compareceu, mas sua ausência à sessão foi justificada pelo o presidente. O chefe do legislativo abriu a sessão e determinou que fosse lida pelo relator, a ata da sessão anterior conforme determina o regimento interno.

Apenas um parlamentar escrito para falar na tribuna, vereador Francisco Damião Rodrigues (PTN):

IMG_0532O vereador Damião disse que a reclamação é unânime no município em virtude de estarmos no mês de março e não ter ainda começado o ano letivo. “A população tem feito juízo de valor e julgado à secretária Iracema Morais pelo o atraso, mas se justifica as indagações da população”.

O parlamentar defendeu a imagem da secretária Iracema com unhas e dentes. “Dona Iracema como é mais conhecida, é uma secretária extremamente responsável e trabalha com responsabilidade e com os pés no chão”.

Disse que um dos motivos do atraso das obras é que não está simplesmente sendo feito uma reforma nas escolas, mas ampliações de vários setores atendendo solicitação do Ministério da Educação nas Instituição de Ensino, isto leva queira ou não tempo, e as empresas estão trabalhando dia e noite para entregar a obra atendendo as normas contratuais.

IMG_0569O vereador tirou o chegou para o prefeito Hélio Miranda, disse que a prefeitura vem fazendo acontecer, principalmente nos assentamentos que é digno de reconhecimento e elogios, como por exemplo, no assentamento santa paz o progresso chegou nesta gestão para os moradores, só quem mora lá bem sabe os benefícios feitos pela prefeitura aos assentamentos, são muitos assim como nos demais assentamentos e distritos.

O vereador Gustavo Santiago, pediu uma parte da fala, ele disse que respeita a defesa do vereador a secretária Iracema, mas nada justifica o atraso das aulas. O fato tem gerado um transtorno grande no município, tendo em vista que não é a primeira vez que episódios como este acontecem, e a população cobram procidências aos representantes do povo que são eles na câmara.

O vereador sugeriu ao presidente e aos demais pares, a convocação da Secretária Municipal de Educação, Iracema Morais, para dá uma explicação à sociedade que está sendo penalizada com o atraso do inicio das aulas. Concluiu.

IMG_0548O vereador Miranda Junior, pediu uma parte da fala, ele foi além ao afirmar que a articulação de justificação do atraso das aulas é louvável por parte do vereador, mas já que o Edil trouxe o assunto à sessão, ele e ninguém iria se deixar se levar pela uma justificativa que não justifica nada.

O ano letivo não poderia jamais ser penalizado, pois finda respigando no próprio alunado que não terá férias em julho e no final de ano. “A secretária Iracema Morais é uma mulher honrada e uma mulher de bem, mas falta gestão, o fato é que as aulas não começaram e o prejuízo é inevitável em vários setores da sociedade, porque finda respigando em quem não merece por falta de planejamento. Desejo que em tempo o problema seja resolvido”.

Damião concluiu sua fala afirmando que transtornos acontecem para serem resolvidos, e vão ser resolvidos em tempo, pois ele tinha esta semana despachado com o prefeito Hélio e com a secretária Iracema. Concluiu.

IMG_0595Apenas o presidente, Eudes Miranda, justificou o atraso das aulas, ele se somou a fala do vereador Francisco  Damião.

O vereador disse que hoje logo mais às 15 horas está sendo reinaugurada a Escola Municipal Professora Francisca Freire de Miranda.

A instituição ficou moderna e toda ampliada com os padrões exigidos pelo o MEC. A “obra da escola Francisca Freire não se mede tamanho beneficio trará aos professores e alunos da instituição”.

Os vereadores Edinor Albuquerque, Edinho de Moaci e Josenildo Gomes, não usaram da palavra durante toda sessão, ouviram atentamente cada pronunciamento, os vereadores devem se pronunciarem na próxima sessão sobre o assunto. Os três Edils são da base do governo.

Depois das considerações parlamentares, o presidente da casa Eudes Miranda, agradeceu a presença dos vereadores, assessores, assessoria jurídica, guarda municipal, imprensa e a população presente, e deu por encerrada mais uma sessão, marcando a próxima para dia 24 de março de 2015, no horário regimental às 9 horas.

IMG_0566