sss-2
ferragens-pai-e-filhos
jm-variedades
redecon 2
Banner-Blog-Guamare-em-dia---1140x140px
Banner-Blog-Guamare-em-dia---1140x140px
Dessalinizador instalado pela Prefeitura garante água de beber para a população de Baixa do Meio

Dessalinizador instalado pela Prefeitura garante água de beber para a população de Baixa do Meio

“Um dessalinizador instalado pela Prefeitura Municipal de Guamaré vem  assegurando o acesso à água própria para o consumo humano e dos animais na comunidade de Baixa do Meio”

A história das famílias da comunidade de Baixa do Meio pode ser dividida entre antes e depois da instalação do dessalinizador na comunidade no governo do prefeito Hélio Willamy. Sem a garantia de água potável, outrora fornecido pela CAERN, a rotina da comunidade era marcada por incertezas até a instalação do equipamento que tem salvado muitas famílias com o fornecimento de água potável

Dessalinização

A água salobra possui salinidade intermediária entre a água do mar e a água doce – entre 5% e 30% da concentração de sal encontrada nos oceanos, retirando o sal da água e a torna própria para o consumo. A água é retirada de um poço com vazão de 28 mil litros por hora cavado pela Prefeitura Municipal, sendo uma conquista importante pra Baixa do Meio, principalmente no período em que o município sofre com a maior seca dos últimos anos.

Dessalinizador oferece 18 mil litros de água por hora

Com o auxílio de uma bomba a água segue para o dessalinizador e, impulsionada por uma bomba de alta pressão, passa tubos onde seis membranas e quatro filtros retiram o sal dos 28 mil litros do poço. Sendo que 18 mil litros é dessalinizada pelo o equipamento para consumo humano e dos animais.

Caixa de água tem capacidade para 180 mil litros

Feito o processo de dessalinização segue para uma caixa d’água de 180 mil litros de capacidade. O abastecimento atende cerca de 8 mil pessoas da comunidade, além de abastecer a zona rural do município através de carros pipas locados pela prefeitura.

O Poder Executivo trava uma luta com a CAERN para liberação da companhia de colocar esta água armazenada na própria rede, evitando filas, veículos, carroças, carros pipas no setor de abastecimento da comunidade. Com a distribuição na rede feito por parte da prefeitura, as famílias recebem água dessalinizada boa e de qualidade nas torneiras.