Dia do Escritor: Jandir Candeas – Gente que escreve nossa história

Dia do Escritor: Jandir Candeas – Gente que escreve nossa história

Jornalista, historiadora e escritora, Jandir Candeas eternizou em livros a história da nossa Guamaré. Nascida no município no ano de 1949, Filha de Manoel Lucas de Miranda e Luiza Cavalcante Miranda, aos 13 anos de idade, já participava de importantes momentos históricos na cidade ao lado dos pais, como a cerimônia de posse na emancipação política do município no ano de 1962.

Entre as publicações da historiadora estão os livros “Guamaré – Ontem e Hoje Apontamentos para Sua História”, “Guamaré 50 Anos de Emancipação Política 1962 – 2012” e “Museu Histórico de Guamaré: Retomada de uma História”. Além das contribuições para a preservação da memória histórica.

Jandir também ocupou o cargo de Secretária Municipal de Turismo, na busca de servir a sua terra, aprofundando suas pesquisas sobre a história do município, dessa forma, conseguindo chegar à data do nascimento da antiga povoação, 20 agosto de 1605.

Com paixão e respeito, luta pela preservação da memória de Guamaré e de seus habitantes, considerando quase todos parentes, acreditando ser parte de uma grande família. Enxerga em cada conterrâneo um pouco da ancestralidade local, procurando elevar seus feitos.

Comments are closed.
Facebook
Twitter
Instagram
WhatsApp