Eleições 2020: Os eleitores conscientes entendem a importância do voto para a construção da cidadania

Eleições 2020: Os eleitores conscientes entendem a importância do voto para a construção da cidadania

Com a proximidade das eleições no dia 15 de novembro muito vai se falar em voto consciente e eleitor consciente. Mas o que realmente é esta consciência eleitoral?

È sabido que a maioria das pessoas pouco se interessa por política e cada vez está perdendo a paixão que outrora tinha por seus candidatos.

Muitos nem se preocupa em acompanhar o jogo de poder que acontece nos bastidores.

O interesse aumenta de fato somente na época de eleição, até porque o cidadão é obrigado a votar.

Poucos participam ativamente do processo eleitoral, os números de votos em brancos e nulos bateram Record na ultima eleição em Guamaré.

O eleitor consciente é aquele que compreende apesar dos problemas que a política é um relevante instrumento do desenvolvimento de toda sociedade.

Este eleitor analisa as propostas e conhece a história de cada candidato, acompanha os debates, participa das reuniões políticas e emite até opinião.

Os eleitores conscientes entendem a importância do voto para a construção da cidadania, e que a política e os políticos, por vezes, não fazem por merecer o seu voto.

Mas, sabem também, que ser cidadão implica em participar ativamente, repensando atitudes, e se necessário alternando pessoas e partidos no poder.

A confiança é condição primeira para qualquer relacionamento, em especial o de representatividade política.

O que o eleitor deve fazer no próximo dia 15 de novembro é saber selecionar pessoas confiáveis e com credibilidade para ocuparem os cargos públicos para os próximos 4 anos.

(Visited 1 times, 1 visits today)