“Em política, os aliados de hoje são os inimigos de amanhã”. Maquiavel

“Em política, os aliados de hoje são os inimigos de amanhã”. Maquiavel

Uma foto que está rolando nas mídias sociais do ex-vereador Silvio Araújo, esposo da Prefeita Interina Diva Araújo, está deixando muita gente intrigado e indignado com a politica suja de Guamaré. O caso é que, até poucos dias o grupo politico da Prefeita Diva Araújo, era adversário ferrenho do ex-prefeito Mozaniel Rodrigues, e do vereador e ex-presidente da Câmara Municipal, Emilson de Borba (Lula), mas com o dinamismo da política, esse quadro parece ter mudado em poucos dias, num estalar de dedos, num piscar de olhos, em prol de outro projeto subterrâneo.

Na ultima terça-feira (06), último dia pela legislação eleitoral, para a realização de convenções partidárias para a eleição suplementar, foi homologado os nomes de Mozaniel Rodrigues e Edinho de Moaci para concorrer ao cargo de prefeito e vice. O que já se esperava nos bastidores de fato aconteceu… Mas ainda houve uma resistência, pois Lula, aliado de Mozaniel, queria sua esposa Celiane como vice na chapa, por fim, chegaram ao um acordo aos 45 minutos do segundo tempo.

Aliados de hoje…

Silvio Araújo declarou apoio à candidatura de Mozaniel, reafirmando o apoio da sua esposa vereadora, e prefeita interina Diva Araújo, que fez questão de divulgar esse apoio em carta aberta nas redes sociais. Só que o ex-presidente LULA, faz parte também do grupo de Mozaniel, e na convenção do partido, ele sentou-se à mesa de honra ao lado de Silvio Araújo como bons amigos e velhos aliados.

Lula, ao ser afastado por ordem judicial da prefeitura, ele acusou a ex-assessora Laíse Martins, e atual prefeita Diva Araújo, pelo o seu afastamento também carta aberta. Chegou a classificar a ação de tomada de poder como um golpe baixo, mas como na politica os aliados de hoje são os inimigos de amanhã, não demorou muito, e eles já estão de lua de mel em prol da candidatura de Mozaniel e Edinho.

Lula e Diva juntos…

A terceira força que se formava em Guamaré anunciada pelo o vereador Sub Carlos, em sessão ordinária, se enfraqueceu em questão de dias, Diva Araújo, anunciou que não seria candidata à prefeita, desejou boa sorte aos concorrentes na eleição suplementar, e declarou apoio a Mozaniel. Com ela, o vereador Sub Carlos e Berg da Farmácia que fazem parte da base de sustentação de sua gestão, foram também juntos no mesmo pacote.

Um detalhe…

Era plausível constatar a tristeza no olhar da esposa de Lula Celiana, uma mulher sábia, gente boa, dona de um coração maior do que ela.  A angústia de Celiana na convenção me faz lembrar-se da fábula do porco espinho, quando durante a era glacial, muitos animais morriam por causa do frio.

Os porcos-espinhos, percebendo a situação, resolveram se juntar em grupos, assim se agasalhavam e se protegiam mutuamente, mas os espinhos de cada um feriam os companheiros mais próximos, justamente os que ofereciam mais calor. Até os próprios amigos e aliado perceberam que Celiana não estava feliz.

Diva não ouviu o povo…

Se Diva Araújo tivesse ouvido de fato a voz do povo nas ruas, nas redes sociais e grupos de whats app, ela jamais teria feito este novo pacto subterrâneo que irá lhe custará uma fatura de conta alta… Altíssima! Fico aqui me perguntando, como fica visto esse comportamento político em Guamaré aos olhos da justiça?

Neste momento de instabilidade que o município vivência, ela teria ficado isenta deste jogo, e voltaria para sua cadeira na câmara com o dever cumprido, mas neste momento de poder, poucos são aqueles que ouvem a voz do povo.

De uma coisa não podemos jamais negar… Que vários enigmas ainda serão decifrados nesta nova aliança ao longo do tempo, e muitas perguntas queira ou não, irão ficar sem respostas.

Rui Barbosa tinha razão ao escrever… “De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto”.

(Visited 238 times, 1 visits today)