sss-2
ferragens-pai-e-filhos
jm-variedades
redecon 2
Banner-Blog-Guamare-em-dia---1140x140px
Banner-Blog-Guamare-em-dia---1140x140px
Festas de São João movimenta a comunidade de Baixa do Meio com quadrilhas e forró pé de serra.

Festas de São João movimenta a comunidade de Baixa do Meio com quadrilhas e forró pé de serra.

“Quadrilhas, forró pé de serra, comidas típicas e boa música aqueceram corações… E não deixou em Baixa do Meio ninguém parado”.

O mês de junho é de alegria dos amantes das festas juninas. Esse momento impar é marcado pelas comidas típicas, fogueiras e festas de quadrilha. A música oficial é o forró, com suas derivações que vão desde o Baião ao Xote, do Xaxado ao Pé de Serra.

Quadrilhas…

Anarriê. Alavantú. Duas velhas conhecidas palavras das quadrilhas juninas, que quer  dizer: anarriê, voltar todos a seus lugares, e alavantú, todos vão para a frente.

Ontem (21), a comunidade de Baixa do Meio em Guamaré parou para festejar o São João do povo, a festa  nordestino que se consolidou ao encontrar a musicalidade da região e receber a inclusão de novos personagens, como o padre, os noivos, o rei e a rainha do milho, e  acabou virando um casamento na roça, com direito a juiz e delegado para garantir que o matrimônio seja realizado.

A festa contou com a presença de vereadores, secretários, alunos, professores, coordenadores, crianças, jovens, idosos e a população em geral que prestigiou a festa. Todos caíram na festa junina e participaram da quadrilha mais popular da comunidade.

Comidas típicas…

Não faltou na festa a boa culinária de São João, toda baseada no milho, colhido no final de maio e junho. Foi um momento de festa e confraternização, de celebrar e agradecer o grão que germinou e deu frutos. Não faltaram as comidas típicas como canjica, munguzá, pamonha, milho cozido ou assado, dentre outros.

Fotos: Alexandre Barbosa

 

JM Variedades