Guamaré é contemplado com PLUVIÔMETRO AUTOMÁTICO fortalecendo o trabalho da Defesa Civil

Guamaré é contemplado com PLUVIÔMETRO AUTOMÁTICO fortalecendo o trabalho da Defesa Civil

A Prefeitura Municipal de Guamaré foi contemplada nesta quarta-feira (28),  com um pluviômetro automático. A parceria firmada com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, resultou na instalação de um moderno aparelho automático na sede do município.

O investimento com o equipamento adquirido pelo CEMADEN, órgão do Governo Federal e entregue a prefeitura foi em torno de R$ 50 mil. O CEMADEN- Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Descartes Naturais monitora atualmente 957 municípios em todas as regiões brasileiras. O pluviômetro está auxiliando Guamaré nas questões climáticas e registrou a forte chuva das últimas 24 horas, acusando 72,4 milímetros acumulados.

O pluviômetro é um aparelho meteorológico usado para recolher e medir, em milímetros, a quantidade de chuva precipitada durante um determinado tempo e local. O equipamento instalado pelo Cemaden envia os dados de forma automática e não necessita de energia elétrica para funcionar. Como a função do equipamento é coletar e medir a chuva, é necessário que seja instalado em locais descobertos onde não haja obstáculos (árvores, prédios altos, etc.) que possam interferir na quantidade de chuva captada.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Guamaré, Daniel Gsquiwaze Olegario, ele disse que o principal objetivo é ampliar a rede de monitoramento pluviométrico, auxiliando na previsão de desastres naturais e reduzindo os danos socioeconômicos e ambientais. Disse ainda que desde a criação da COMDEC, a Defesa Civil vem realizando diversos trabalhos de prevenção com ações e realizações na gestão do Prefeito Hélio Willamy, que tem investido e apoiado o trabalho da Defesa Civil, e com a chegada deste novo e moderno equipamento os nossos trabalhos melhora consideravelmente, pontuou

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Facebook
Twitter
Instagram
WhatsApp