Guamaré: Uma nova fronteira para o surf potiguar

Guamaré: Uma nova fronteira para o surf potiguar

Portal no Ar

O surf potiguar está prestes a abrir uma nova fronteira. Após um final de semana histórico, quando vários atletas e uma equipe de filmagens do Canal Off foi até a Urca do Minhoto, os caminhos se abrem para a exploração de um nicho até então inexistente no esporte local: o surf de ondas grandes. A Urca do Minhoto fica no litoral de Guamaré, a 20 km da costa. É preciso alugar um barco para chegar onde as ondas são surfadas.

O Rio Grande do Norte, apesar de pobre e pequeno, sempre teve uma expressão no cenário surfístico brasileiro e com grandes conquistas internacionais. Mas a primeira imagem que se tem dele é de um lugar com ótimos competidores, em sua maioria, em ondas pequenas. A Urca do Minhoto, assim como a também já desbravada Urca da Conceição, deverão modificar essa imagem.

Tudo deu certo na expedição deste último final de semana de fevereiro. A combinação perfeita entre ótimas ondas e excelentes surfistas dessa vez deu as caras e o resultado começou a ser conhecido em todo o mundo. No Havaí, surfistas locais estão comentando a qualidade do surf na Urca.

Do Canal Off, especializado em aventura, veio Felipe Cesarano, o “Gordo”, que, apesar do apelido (na verdade, exagerado), se move muito bem quando o mar sobe. E está sempre preparado para viajar para onde quer que as ondas mostrem musculatura.

Entre os surfistas (o pico lotou neste final de semana, um “crowd” digno de nota), também estava o nosso mais destacado em ondas grandes, Aldemir Calunga. E ainda Marcos Monteiro, que salvou a vida de Calunga quando este quase se afogou em um acidente em Puerto Escondido, no México, em 2012.

Também estava lá o carioca Pedro Calado, campeão mundial de ondas grandes.

O mais novo da barca foi Mateus Sena, uma das maiores promessas potiguares do surf competição local. De acordo com o seu pai, Eros Sena, a experiência foi muito além das expectativas, uma sessão de surf “de sonho”.

“Todos que foram lá neste final de semana ficaram muito impressionados. Entrou para a história e acho que isso vai contribuir muito para o nosso surf”, disse Eros, que, além gerenciar a carreira de Mateus, também é produtor vídeo.

E não foi só entre surfistas que a excelência técnica esteve presente. Dois dos melhores cinegrafistas de imagens aquáticas estavam na equipe. A Urca do Minhoto, vizinha da Urca da Conceição, são dois picos de surf que ficam a 20 km das costa. Não se vê o menor pedaço de costa quando se está lá.

Todos esperam com ansiedade a veiculação das imagens no Canal Off. A previsão das ondas indica a chegada de um swell (grande ondulação) para esta quinta-feira. Portanto, o show deve continuar.