Idema realiza ações para gestores municipais

Com o objetivo de fortalecer as administrações municipais em relação às atividades voltadas para o meio ambiente, o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – Idema, através do Núcleo de Apoio à Gestão Ambiental dos Municípios do RN (Nagam), realizou esta semana, diversas atividades no estado para gestores ambientais.

Durante toda a quinta-feira (09), das 9h às 16h, no Campus Central do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN (IFRN), em Natal, o Núcleo promoveu o curso de Compensação Ambiental e Medida Compensatória, ministrado pelo Assessor Técnico do órgão, Jozivan do Nascimento. Participaram do evento 9 municípios do estado, dentre os quais: Natal, Parnamirim, Monte Alegre, Mossoró, Guamaré, Extremoz, São Gonçalo do Amarante, Ceará-Mirim e Goianinha. A atividade teve por objetivo principal orientar e esclarecer dúvidas a respeito dos instrumentos de reparação de danos ambientais.

Segundo o diretor técnico do Idema, Werner Farkatt, o órgão ambiental tem criado novas estratégias e reconfigurado programas existentes como forma de atender com eficácia as demandas municipais. “A meta da gestão é promover uma política ambiental descentralizada, com autonomia dos municípios e que prime o desenvolvimento sustentável e as potencialidades regionais”, afirmou o diretor.

A secretária de meio ambiente de Guamaré, Andréa Advíncula, participou do curso e afirmou que o município tem sido um usuário constante das ações promovidas pelo Idema, no que diz respeito à responsabilidade ambiental das prefeituras.

“O curso sobre Compensação Ambiental e Medidas Compensatórias, veio para esclarecer que de fato o usuário dos serviços ambientais tem a obrigação de se posicionar enquanto parceiro, no compartilhamento das responsabilidades de conservação e proteção ambiental de acordo com as particularidades e necessidades locais. Guamaré tem sido sempre presente na tentativa de proporcionarmos o melhor para a qualidade de vida dos munícipes e da conservação dos recursos naturais, construindo uma politica ambiental municipal participativa e efetiva”, afirmou a secretária.

Além do curso realizado ontem em Natal, o Nagam desenvolveu nos dias 08 e 09, no IFRN de Nova Cruz, uma Oficina sobre Elaboração de Projetos Socioambientais, ministrada pela bióloga Hortência Carvalho. A oficina foi voltada para os gestores de órgãos ambientais dos municípios do Território Agreste Litoral Sul.

Simultaneamente, no IFRN de João Câmara, gestores dos órgãos ambientais dos municípios do Território Mato Grande participaram do curso de Legalização de Atividades Florestais, também promovido pelo Nagam-Idema e ministrado pela supervisora do setor Florestal do Idema, Priscila Augusto.

“Através da atividade pudemos apresentar as atribuições do Setor Florestal no RN, documentos técnicos para legalização das atividades, implantação do Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais (Sinaflor) e discutir diversos outros pontos sobre a legalização da exploração da madeira e autorização da supressão vegetal para as diversas atividades econômicas do Estado. O momento também foi importante para ressaltarmos a necessidade dos municípios trabalharem em conjunto com o órgão ambiental, mostrando que estamos dispostos a auxiliar no que for preciso”, disse a supervisora.

A próxima edição das capacitações realizadas pelo Nagam acontecem de 21 a 23 de maio. Fonte: Idema

(Visited 38 times, 2 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.