Inclusão: Prefeitura lança projeto “Tea na Piscina de Terapia” beneficia crianças com autismo

O estímulo à socialização pode ser uma boa alternativa para o convívio e reabilitação de crianças com TEA – Transtorno do Espectro Autista. Foi pensando nisso e através do modelo Denver de Autismo que o projeto Tea na Piscina de Terapia foi criado.

Um trabalho feito a mãos dadas pela Prefeitura de Guamaré, através da Secretaria Municipal de Saúde, e o Centro Especializado em Reabilitação – CER. A realização deste trabalho aconteceu no espaço da Pousada Ebenezer, e recebeu crianças que são atendidas pelo o CER da cidade e região.

Além das atividades de reabilitação, as crianças autistas, os pais têm direito a lanche e almoço. “Foi a partir da necessidade de ampliar o atendimento as crianças com autismo do CER, que surgiu a ideia do projeto, ao ver a satisfação das crianças, a alegria, as respostas espontâneas e as várias possibilidades de estímulos que o passeio proporcionou a eles”. Disse o Secretário de Saúde, Fabrício Morais.

As atividade se iniciam durante o dia, das 08:30 às 16h. Ao chegarem, um lanche é oferecido e logo após as crianças partem para as atividades. Elas são estimuladas através de dinâmicas corporais, jogos que ativam o censo psicomotor. Os exercícios são programados com foco na dinâmica de grupo, onde todos possam ter oportunidade de participação independente da gravidade do transtorno.

Segundo Meyriane Morais, Diretora Técnica do CER, ela relata que os resultados são positivos e estão sendo visíveis. “As crianças respondem positivamente aos estímulos dirigidos durante a terapia e apresenta evolução no tratamento ambulatorial, melhorando a relação terapeuta x paciente, o condicionamento ás rotinas, evolução no rendimento escolar e principalmente nas relações sociais”. Comentou.

Equipe Técnica:  Meyriane Morais: Diretora Técnica – Fabiola Araújo: Administrativo – Layze Câmara: fonoaudióloga – Leonardo Loiola: fonoaudiólogo – Marília Miranda: Psicóloga – Bárbara Fernandes: Psicóloga – Maria Izabel: Terapeuta ocupacional – Renata Teotônio: Fisioterapeuta. Com uma equipe de profissionais extremamente preparadas, o dia foi mais que especial para todos os autistas que são atendidos pelo o CER.

Veja mais fotos clicando nas imagens para ampliá-las:

(Visited 105 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.