sss-2
ferragens-pai-e-filhos
jm-variedades
redecon 2
Banner-Blog-Guamare-em-dia---1140x140px
Banner-Blog-Guamare-em-dia---1140x140px
Lançamento do PROFI 2015 aconteceu na noite desta quinta-feira.

Lançamento do PROFI 2015 aconteceu na noite desta quinta-feira.

IMG-20141212-WA0003_resized

Aconteceu na noite desta quinta-feira (11/12), na sede do Programa Capacitar e Empreender, o lançamento do Programa de Fortalecimento Institucional (PROFI) para o ano de 2015.

O PROFI tem por objetivo de fornecer suporte técnico e financeiro as Associações, Cooperativas, Colônias e demais organizações não governamentais legalizadas e inscritas no Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), visando apoiar e fortalecer a atuação da sociedade civil, constituindo um capital social para as relações com os poderes públicos e demais atores sociais.

O Prefeito Hélio Willamy designou a Secretária Marisa Rodrigues da Secretaria Municipal de Assistência Social e o Secretário Jefferson Soares da Secretaria Municipal de Planejamento, para apresentarem o PROFI a presidentes e representantes de entidades locais. Participaram também da reunião o Secretário Dedé Lulu da Secretária Municipal de Agricultura e a Secretária de Meio Ambiente Iruvane Galvão, além do Técnico da Emater Celso Marinho e José de Arimateia, representante da economia solidária no município.

Segundo os representantes do poder público o PROFI faz parte do Programa Capacitar e Empreender, quando oportunizará recursos para a construção e reforma dos prédios das instituições e aquisição de equipamentos das entidades e instituições legalmente reconhecidas conforme os preceitos do código civil em vigência, ou seja, que estejam em dias com suas obrigações legais.

Para a Secretaria Marisa Rodrigues, o PROFI é uma oportunidade das entidades se organizarem, e assim, pleitearem recursos através de editais e convênios, pois através do Programa as entidades receberão todo o apoio técnico necessário.

Já o Secretário Jefferson Soares, falou da importância de zelar pela legalidade da entidade, pois só receberão recursos aquelas que estiverem com a parte burocrática em dia, e reforçou que as entidades devem prestar contas de acordo com o plano de trabalho, ou seja, que execute os recursos públicos conforme as leis vigentes.

Representante da economia solidária, José de Arimateia, falou da importância do PROFI para as entidades, e que o programa chega numa hora oportuna, pois as entidades organizadas e estruturadas, poderão buscar recursos para realizar suas atividades fins.

Representando a EMATER/RN, o Técnico Celso Mariano, falou dos projetos da instituição para Guamaré no ano de 2015, e que as parcerias com as demais secretarias e entidades, trarão bons frutos para o município. O técnico também informou que na próxima semana, gerentes da EMATER/RN estarão visitando o município para firmar parcerias intersetoriais.

Por último, o Secretário Dedé Lulu, falou do quanto estava entusiasmado com o lançamento do PROFI, pois para o ano de 2015, o governo municipal de Guamaré, através da Secretaria de Agricultura, fará investimentos no campo, principalmente quanto à perfuração de poços. Dedé Lulu também se lembrou da instalação do dessalinizador em Baixa do Meio, amenizando o problema de falta d’água naquela localidade. O Secretário finalizou dizendo que o Prefeito Hélio está no caminho certo, pois o homem quem não executa seus projetos, não passa de um projeto de homem.