Macau: E hoje?

Macau: E hoje?

Resultado de imagem para prefeito tulio lemos

Por Serginho Lisboa

Túlio apareceu como salvador da pátria em 2016 defendido e apresentado por toda a classe dos intelectuais macauenses após sua família ficar 24 anos fora do poder. Não critico o fato de o terem escolhido. Afinal, só nos decepcionamos na vida quando optamos por acreditar em algo ou alguém.

Mas era claro. Praticou um escárnio estelionato eleitoral capaz até mesmo de ludibriar pensadores, filósofos, professores de alto nível, cientistas políticos e afins; dirá o pobre pescador, marisqueira ou pedreiro, muitas vezes carente de formação e informação.

Afinal de contas, quem não gostaria de sentir-se no friozinho de Gramado em pleno mercado na banca do meu amigo Ronaldo? Ou então, num Beach Park para o funcionário publico onde Pepeta seria o porteiro? Se assim fosse, o calendário de pagamentos seria um mero detalhe ao qual o mesmo em campanha disse que seria um feitio muito pequeno para o então candidato Zé Antonio se vangloriar tanto. Nem isso fez. O macauense esperou demais. Da sorte e de Túlio! No fim não tinha quem não se decepcionasse – parecendo agora uma profecia de Bukowski quando assim pensou.

Mas pra quem votou e se arrependeu (por mais que eu tenha avisado!), tenho uma boa noticia: vocês estão perdoados! 2020 já é próximo ano. Pasmém!

Se de fato viermos avaliar projetos e indicadores de performance das últimas gestões, veremos que os números, até agora em enquetes nas redes sociais, personificam seus líderes.

Na cabeça, aparece Flavinha Veras. Jovem advogada, competente, bonita e carismática. Uma persona feminina da imagem popular de seu pai, ao qual adquiriu a época dos sorteios de sua loja Flávio Móveis ainda na década de 90. Flávio entrou na politica em 2000, quando dormiu vice da saudosa Elizabeth Lemos (mãe de Túlio) e acordou vice de Zé Antonio, fulminando assim a campanha do PFL, que vale lembrar, teve o hoje vereador Carlinhos do Valadão como vice.

Flávio teve sim seus erros. São seus. Paga hoje por eles na justiça dos homens e na de DEUS. Mas venhamos e convenhamos (e parafraseando Luiz Inacio Lula da Silva), nunca antes na história dessa cidade houve um prefeito pra construir tanto e mudar o seu contexto social e econômico. Flávio transmite ao macauense o efeito que Lula consegue no nordestino. Incrível! Uma paixão incessante que nem condenações em seus mais diferentes graus de justiça são capazes de levar ao detrimento.

A conclamação diante do nome de Flavinha reflete a pura e sublime esperança de uma Macau com mais respeito, dignidade, trabalho e avanço vividos nos tempos de Flávio. A jovem advogada é inteligente. Não precisa tomar nenhuma decisão agora. Todavia uma coisa é certa, chegará o momento que vai ter que decidir se aceita o desejo do povo ou não. Clamor nas ruas e nas redes sociais é o que não falta. 2020 não será para salvadores de pátria! Lisboa, Serginho. maio, 2019. Pensador Contemporâneo das Salinas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Facebook
Twitter
Instagram
WhatsApp