Na Semana da Pessoa com Deficiência, Lei Municipal institui o NUMEESP em Guamaré

Atendendo cerca de 50 estudantes portadores de deficiências e vulnerabilidades físicas, mental, intelectual ou sensorial, o Núcleo Municipal de Educação Especial-NUMEESP de Guamaré, ganha mais força agora, com a instituição do órgão por lei municipal, na gestão do Prefeito Adriano Diógenes.

No próximo sábado, 21 de setembro, é comemorado no Brasil, o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência e a boa notícia foi festejada e recebida em boa hora pela comunidade escolar de Guamaré, especialmente pelos familiares e cuidadores de alunos portadores de deficiências e vulnerabilidades físicas.

Apoio do Legislativo

O Projeto de Lei de autoria do Poder Executivo tramitou pela Câmara Municipal e foi votado em plenário na sessão desta terça, 17, recebendo emenda da vereadora Lisete Negreiros. A matéria foi aprovada à unanimidade dos seis vereadores presentes no parlamento municipal.

Diretora do NUMEESP, órgão ligado a Secretaria Municipal de Educação, com sede em Baixa do Meio, Verônica Marçal compareceu a sessão, juntamente com servidores do núcleo e destacou a iniciativa do prefeito Adriano Diógenes, agradecendo o apoio do Poder Legislativo. “É um momento de alegria, gratidão e vitória para todos os profissionais que colaboram direta ou indiretamente com as atividades do núcleo”, disse.

O NUMEESP atua na defesa dos direitos das pessoas com deficiência, com apoio educacional para crianças, jovens e adultos com deficiências patológicas ou adquiridas, e no estimulo à clientela a aprendizagem e ao desenvolvimento das pessoas com necessidades educacionais especiais. O núcleo também oferece assistência social às pessoas com necessidades educacionais especiais e seus familiares, além de realizar estudos relativos às pessoas com deficiências.

Equipe multidisciplinar

O público usuário do serviço recebe acompanhamento de assistente social; especialista em braile; fonoaudiólogos; instrutor de artes; instrutor de Libras; intérprete/tradutor de libras; pedagogo com especialização em psicopedagogia institucional e clínica; professor de educação especial (cuidador) e professor de libras; professor/pedagogo (professor Itinerante); psicólogo e terapeuta ocupacional.

Funcionamento

O NUMEESP funciona de segunda à sexta-feira, das 07h às 11h30 e das 13h às 17h30 horas. Os clientes poderão ter horários diferenciados, de acordo com as regras estabelecidas pela instituição. O horário para os funcionários da instituição será regido de acordo com os atendimentos realizados e mediante os turnos trabalhados.

Matrículas

Os pais e/ou responsáveis pelos alunos deverão matriculá-los no NUMEESP, de acordo com o encaminhamento da escola. O aluno somente receberá alta mediante relatório do especialista que o acompanha.

(Visited 56 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.