Ponto Eletrônico: O inimigo nº 1 de quem quer ganhar sem trabalhar, e o melhor amigo de quem trabalha

Ponto Eletrônico: O inimigo nº 1 de quem quer ganhar sem trabalhar, e o melhor amigo de quem trabalha

“Na Prefeitura de Guamaré o sistema foi projetado para registrar o ponto de todos os funcionários públicos, entre efetivos, comissionados e contratados”.

Na Prefeitura Municipal de Guamaré, servidores públicos que gostava de dar uma escapadinha, outros que aparecia no início da semana, e só voltavam no final, já outros que constava na lista de servidores do setor, mais era desconhecido pela maioria, até aqueles que eram tachados como fantasmas, não tem mais vez. Acabou… Acabando! Essas regalias chegam ao fim com a instalação do ponto eletrônico.

O controle de pagamento do salário do servidor público por impressão digital da frequência dos servidores públicos, implantado pela Prefeitura Municipal de Guamaré, passou a ser um grande aliado da atual administração, dos funcionários, da população e do Ministério Público, diante das denuncias que chegam aquele órgão ministerial.

O sistema proíbe regalias

Primeiro, por impedir através do sistema o pagamento a profissionais por plantões, horas extras, gratificações, dentre outras vantagens que não eram feitos, mas apadrinhado ao servidor muitas das vezes pelo o chefe do setor, ou mesmo pelo próprio secretário.

Agora, por mais que estes tentem fazer isto, será impossível. O sistema automaticamente assegura uma maior presença dos servidores em seu local de trabalho para cumprir suas 40 horas diárias ou seu plantão de 24 horas.

Pastas da Saúde, Segurança e Educação

Na prefeitura, as únicas secretarias do município que trabalham em regime plantonista são: Secretaria Municipal de Saúde, e Secretaria Municipal de Segurança. Nestas pastas a fiscalização será mais rígida com o registro do ponto eletrônico de plantões, horas extras e gratificações, tendo em vista que a folha de pagamento revela valores questionáveis para servidores com a mesma função com grande diferença de proventos, em especial, pagamento de plantões.

O ponto eletrônico será um marco na pasta da Secretaria Municipal de Educação, um vício antigo de professores faltosos em sala de aula, como por exemplo, na Escola Municipal Benvinda Nunes Teixeira, em Guamaré, e Escola Municipal Professora Maria Madalena da Silva, em Baixa do Meio, está chegando ao fim com a instalação do equipamento. Cada professor só receberá seu pagamento por hora aula dado em sala de aula, com isto ganha o aluno, o pai do aluno e a educação do município.

Resistência de funcionários

Acreditem se quiser… Apesar do ponto eletrônico já está funcionando em todos os setores, a medida tomada pelo o prefeito Hélio Willamy, já apresenta resultados positivos. É possível ainda encontrar muitos funcionários com resistência, mais a ordem é… Ou cumpre seu horário de 40 horas semanal, ou plantão de 24 horas, registrado no ponto eletrônico, ou peça demissão do cargo que ocupa abrindo espaço para outro profissional. A Lei tem que ser cumprida, e para todos!

Com a instalação do ponto eletrônico já se pode constatar no Portal da Transparência redução na folha de pagamento da prefeitura, e melhoria na frequência dos funcionários nos setores de trabalho constatado por este portal. A medida da prefeitura está provocando até a demissão espontânea de profissionais que não se adaptaram aos novos tempos, e as mudanças que Lei exige, e alguns já estão pedindo pra sair.

O ponto eletrônico acaba com as injustiças

Antes das maquininhas com a impressão digital de cada servidor, o controle de frequência era quase impossível. Era muito comum um servidor entrar no setor de trabalho e sair logo depois de assinar o ponto. Também era costumeiro um assinar pelo outro, e assim se promovia a farra de frequência sem existir, como apenas alguns trabalhavam, mas todos recebiam salário completo no fim do mês, uma verdadeira injustiça, mas isto acabou na prefeitura de Guamaré.

Acompanhamento online

Em perfeito funcionamento, o ponto biométrico ainda está sobre rejeição por parte de alguns servidores, mas este mau está sendo combatido pelo o setor responsável.  O atestado do comparecimento de cada servidor ao seu setor de trabalho, é feito através de registro de ponto biométrico, com o objetivo de verificação de sua frequência, podendo o próprio servidor acompanhar online através de sua senha pessoal, ou mesmo, o próprio Ministério Público com uma senha máster, fiscalizando do próprio órgão se o servidor denunciado está de fato trabalhando ou não, para que medidas sejam tomadas.

Fim dos fantasmas

Outro benefício está no fim dos “fantasmas”. Atualmente gente que não costumava dar as caras em seus locais de trabalho, e era acobertado por alguns secretários, faz fila hoje para apresentar suas digitais ao sistema que foi projetado para registrar a presença dos servidores, entre efetivos, comissionados e contratados da administração. A medida também se estende aos servidores das empresas JMT Service e SS Empreendimentos, que prestam serviços a poder público, estes já estão registrando a presença no ponto eletrônico.

As máquinas do Ponto Eletrônico são a prova de fraude, “assim garante o fabricante”, e a cada quatro minutos emitem relatórios para uma central instalada no RH da prefeitura de Guamaré, na administração e no Gabinete do Prefeito. A implantação do sistema eletrônico altera a forma e as normas de apuração da frequência dos servidores públicos da administração pública municipal.

Palavra de secretário que trabalha

O secretário Municipal de Saúde, Drº Adriano Diógenes,  reuniu sua equipe de trabalho para tratar de vários assuntos referente aos andamentos dos serviços prestados a população pela secretaria. Mas o que chamou atenção, e ainda repercute nos corredores do hospital Manoel Lucas de Miranda e na UPA em Baixa do Meio,  foi uma frase dita pelo o secretário em tom de desabafo “Dizem que o cachorro é o melhor amigo do homem, eu vou mais além… O ponto eletrônico é, e será o melhor amigo do secretário” Concluiu.

A importância do ponto eletrônico

O profissionalismo e a transparência são requisitos básicos para todos os setores do setor público e privado, devendo estar presente principalmente nas atividades cotidianas, que muitas vezes são negligenciadas. A entrada do funcionário no ambiente de trabalho indica o começo de sua jornada, a partir daí serão realizadas as ações, tarefas e processos que estruturam o setor público.

Por isso, é importante ter um controle adequado do registro do horário de trabalho dos funcionários. E a melhor forma de fazer isso é utilizando um modo padronizado e em conformidade com a lei… O ponto eletrônico!

Com a implantação do Ponto Eletrônico nas repartições públicas por parte da Prefeitura Municipal de Guamaré, o governo avança na política de profissionalização da administração Pública, uma meta do prefeito Hélio Willamy que está sendo cumprida.

Nota do Blog: A Folha de Pagamento da Prefeitura Municipal de Guamaré, com a relação de todos os servidores públicos, com nome, função e valores, está disponível no portal da transparência.

Você servidor público que trabalha, pode ajudar e muito seu município a crescer, denunciando aqueles servidores que consta na lista de funcionários de seu setor, e que não quer trabalhar, mas quer ganhar.

Denuncie através do Whats App do portal (84) 981655460 – Ou através do email: [email protected]  com nome, função e foto, que sua identidade será mantida em absoluto sigilo.

A medida vale para todos! inclusive para os secretários de governo, subsecretários, cargos comissionados. Estes que devem ser e dar o exemplo. Além dos servidores das empresas prestadoras de serviço de mão de obra a Prefeitura Municipal.

O portal estará de olho!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Facebook
Twitter
Instagram
WhatsApp