sss-2
ferragens-pai-e-filhos
jm-variedades
redecon 2
Banner-Blog-Guamare-em-dia---1140x140px
Banner-Blog-Guamare-em-dia---1140x140px
“Por falta de um grito se perde uma boiada”

“Por falta de um grito se perde uma boiada”

“Foram gritos de alerta e de convocação para lutas que fizeram com que a história muitas vezes tomasse outro curso”.

7Os provérbios são expressões da memória coletiva aceitas como verdades. Nascem de experiências longas e por isso mesmo traduzem conselhos, ensinamentos, alertas e conhecimento da vida.

Neste texto vou chamar à reflexão sobre um que considero de importante valia para o município de Guamaré. No sentido do viver em sociedade, do compartilhar responsabilidades, socializar preocupações e buscar soluções para problemas identificados desde a criação deste espaço.

“Por falta de um grito se perde uma boiada”. Ele reflete bem o quanto é perigosa à omissão, a falta de coragem de gritar quando se faz preciso para que outros acordem diante da iminência de um desastre social. A inércia é sinônima de passividade, descomprometimento com o nosso próprio bem estar e tranquilidade.

Foram gritos de alerta e de convocação para lutas que fizeram com que a história muitas vezes tomasse outro curso. Somos conhecedores de muitos eventos que se concretizaram graças a um grito de chamamento, de advertência ou de incentivo ao combate do perigo.

Não pode ser um grito de afugentar, de assustar, porque assim faz dispersar a boiada. Tem que ser um grito que estimule o agrupamento, o ajuntamento, a atitude coletiva, em direção a um mesmo caminho. O que não pode ocorrer é a boiada ficar sem comando de direção, sem definição do rumo a seguir, sem a força da união, do sentimento unificado.

Sem o grito de encaminhamento da boiada, é muito possível que ela se dirija para a trilha errada, e o que é pior, dispersa, cada boi procurando encontrar seu próprio destino. Perde o sentido de coletivo, fragiliza qualquer reação ou retomada na procura de reencontrar o caminho certo.

Ao longo destes três anos de existência completado no ultimo mês de agosto, os arquivos do blog é testemunha do antes e do depois, tonando este portal reconhecido pela câmara de vereadores como utilidade pública pelos os relevantes serviços prestado ao município.