sss-2
ferragens-pai-e-filhos
jm-variedades
redecon 2
Banner-Blog-Guamare-em-dia---1140x140px
Banner-Blog-Guamare-em-dia---1140x140px
Prefeito de Macau cobra explicações do reitor da UERN sobre a situação do Núcleo de Educação.

Prefeito de Macau cobra explicações do reitor da UERN sobre a situação do Núcleo de Educação.

AudienciaKerginaldoUern

O prefeito de Macau, Kerginaldo Pinto do Nascimento foi recebido em audiência, no final da manhã da última sexta-feira, 10, pelo Reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte,  Pedro Fernandes, com quem tratou especificamente dos Núcleos Avançados de Educação Superior (NAES), que na atual gestão tiveram novas vagas suspensas. O primeiro Núcleo da UERN foi instalado em Macau, em 2002. Depois foram criados outros 10 que estão espalhados pelo Estado.

O reitor explicou que a medida foi necessária para a convalidação dos diplomas e reconhecimentos de cursos pelo Conselho Estadual de Educação (CEE). “Hoje todos os cursos estão reconhecidos e os diplomas regularizados”, ressaltou. Pedro Fernandes explicou que o funcionamento dos Núcleos exige Projeto Pedagógico de Curso (PPC); infraestrutura e corpo docente.

Reforçando os esclarecimentos do reitor, a pró-reitora de Ensino de Graduação, Inessa Linhares, lembrou que com a recomendação do CEE, a Universidade fica impedida de abrir novas vagas. No entanto, foram dadas garantias para que os estudantes concluam seus cursos. O prazo para a diplomação vai até 2020.

Mobilização- Kerginaldo Pinto, que é 1° secretário da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte-FEMURN, adiantou que vai sugerir a inclusão da situação dos núcleos da UERN na pauta da entidade, adiantando que irá mobilizar os prefeitos filiados e também os parlamentares do Estado, assim como o governador Robinson Faria, para encontrar alternativas de fortalecimento da universidade.

“Não podemos virar as costas e esperar fechar os núcleos, que são responsáveis também pela formação de professores do ensino básico nos municípios e também tem atuado como importante instrumento de desenvolvimento regional”, disse o prefeito.

O prefeito esteve na reitoria da UERN acompanhado do secretário de Educação do município, Padre Lenilson Chagas e do assessor de Comunicação Social, Celso Amâncio. O vice-reitor Aldo Gondim e assessores diretos da reitoria participaram da reunião no gabinete do reitor.