sss-2
ferragens-pai-e-filhos
jm-variedades
redecon 2
Banner-Blog-Guamare-em-dia---1140x140px
Banner-Blog-Guamare-em-dia---1140x140px
Prefeito Hélio busca alternativas emergenciais para resolver problema da falta de abastecimento de água no município em 60 dias.

Prefeito Hélio busca alternativas emergenciais para resolver problema da falta de abastecimento de água no município em 60 dias.

IMG-20150919-WA0047

É possível que poucas vezes um gestor de um pequeno município como Guamaré, tenha assumido a prefeitura com tanta vontade, esperança e entusiasmo para resolver de vez o problema do abastecimento de água. O atual prefeito Hélio, tem buscado alternativas emergenciais de enfrentar a seca que assola a população município.

O prefeito tem empregado todo o seu esforço em busca de soluções. Hoje, em pleno sábado, logo cedo, acompanhado do secretario de obras, Keke Rosberg, do presidente da câmara, vereador Eudes Miranda, eles subiram as dunas de Mangue Seco, para ver a possibilidade de reativar dois poços de grande profundidade, em torno de 70 mts cada um, que terá maior vazão de água, estes poços estão no momento desativados. As dunas do distrito oferece uma riqueza de água potável.

O prefeito garantiu a reativação destes 2 poços e mais 51 com ação emergencial num prazo máximo de 60 dias. Haverá água com abundância, boa e de qualidade jorrando para nosso povo na rede.

51 poços  serão reativados na mesma área de Mangue Seco I e II, e Lagoa Doce. O prefeito com sua equipe constatou de perto vários poços desativados, alguns estão com concreto, outros com areia, já alguns falta rede elétrica. Todos estes serão recuperados e ativados pela prefeitura para abastecer um sistema de 200 mil de água, num reservatório de 20 mil litros cada um.

Depois do armazenamento, a prefeitura irá instalar duas bombas de alta pressão, sendo que uma abastecerá os carros pipas e a outra será ligada diretamente na rede para abastecer a comunidade de Salina da Cruz. Os técnicos da prefeitura estuda a possibilidade de instalar outra bomba em Salina da Cruz, para fazer o bombeamento até o centro da cidade em Guamaré.

A comunidade de Nova Jerusalém, mas conhecida como loteamento do Irmãozinho, também será beneficiada. Será perfurado pela prefeitura um poço com maior vazão de água nesta ação emergencial do governo. O poço beneficiará não somente as famílias do loteamento, mas o Assentamento Encruzilhada, Assentamento Umarizeiro e Baixa do Meio.

Sendo que no distrito de Baixa do Meio, será instalado dois reservatórios para armazenar cerca de 40 mil litros de água. Nas comunidades citadas e assentamentos, a prefeitura irá deixar toda tubulação da água pronta passando na rua de cada residência.

IMG-20150919-WA0045

Desde que o prefeito assumiu a prefeitura, Hélio não tem medido esforços no sentido de atender a todos que sofre com a escassez de água e de resolver inúmeros problemas deixados por outros gestores.

A prefeitura contratou carros pipas, está perfurando poços, instalou dessinalizadores nas comunidades na zona rural de Santa Maria III, Santa Paz e Baixa do Meio, por entender como gestor que a água é vida para o ser humano e para os animais.

O prefeito Hélio governa o município focado no futuro, com projetos  e ideias inovadoras e futuristas, mas principalmente com uma nova postura. Hoje, o povo livre opina, discute com o prefeito, e gestor toma as decisões respaldadas por sua equipe, atendendo em primeiro lugar o apelo popular que ultimamente tem sido o pedido de água potável.

IMG-20150919-WA0043

A equipe da prefeitura está empenhada em todo processo licitatório para instalar uma usina de dessalinização com capacidade de 1.500 metros cúbicos de água potável por dia. O município prevê um custo de R$ 13 milhões na obra, cujo prazo máximo de conclusão é de seis meses.

A falta de água é um problema recorrente no município, ao longo das décadas, se agravou com a estiagem dos últimos quatro anos. No início da gestão, o prefeito Hélio pensou em construir uma nova adutora, mas com a seca, ele percebeu que o problema iria continuar.

IMG-20150919-WA0049

Com a instalação do equipamento que utilizará a água do mar e passará por o processo de osmose reversa com sistema de ultra filtração, terá como objetivo maior resolver de vez a escassez de água potável no município.

IMG-20150919-WA0055

Nesta ação emergencial da prefeitura, o prefeito Hélio, garantiu que em sessenta dias o trabalho da empresa com a recuperação dos poços e encanação será concluído, levando água potável para quem tem sede.

GMR Telecom