sss-2
ferragens-pai-e-filhos
jm-variedades
redecon 2
Banner-Blog-Guamare-em-dia---1140x140px
Banner-Blog-Guamare-em-dia---1140x140px
Prefeitura de Guamaré, através da secretaria de assistência social realiza a II Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Prefeitura de Guamaré, através da secretaria de assistência social realiza a II Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

IMG_4694

O Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Guamaré (CMDCA), vinculado a Secretaria Municipal de Assistência Social – SEMAS realizou nesta terça-feira (14), a II Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Guamaré. O respectivo evento teve início a partir das  08hs no Clube Municipal de Guamaré e teve como conferencista convidada a Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, mestre em serviço social Elisângela Cardoso de Araújo Silva na qual fez a Palestra Magna sob o tema: “Política e Plano dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes – Fortalecendo os Conselhos de Direitos da Criança e do Adolescente”.

DSC03971

Essa conferência foi o foro máximo de debate entre os segmentos da sociedade em todos os níveis de atuação na defesa, garantia e assistência á criança e ao adolescente no município de Guamaré. E teve como objetivo promover a construção coletiva das propostas de ações da política e do Plano Decenal dos Direitos da Criança e Adolescentes, a partir do fortalecimento dos conselhos voltados para meninos e meninas e de contra a partida a escolha dos delegados para representar o município na estadual.

IMG_4728

DSC04022

Os delegados que tiveram direito a voz e voto, foram eleitos antecipadamente nas Conferências Livres realizadas no município nos dias 29 e 30 de outubro de 2014, no distrito de Baixa do Meio e na sede do município, sendo escolhidos 30 adolescentes do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes – NUCA.

DSC04015

A conferência teve como público alvo, participantes que atuam nas politicas públicas voltadas para crianças e adolescentes, jovens adolescentes, representantes da sociedade civil e governo, conselhos, conselho tutelar e autoridades.

IMG_4715

No período da tarde, após a apresentação cultural com o coral “Canto Jovem” do Projeto Criança Petrobras, foram divididos por tema os grupos de discussões, Oficina Eixo 02: Proteção e Defesa dos Direitos; Oficina Eixo 03; Protagonismo e Participação de Crianças e Adolescentes e a Oficina Eixo 04; Controle Social de Efetivação dos Direitos.

IMG_4753

O processo de apreciação e aprovação do relatório final deu-se através das propostas de cada oficina; discussão das propostas pela plenária. E encaminhada para a mesa relatora coordenada pela presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – Marisa Rodrigues da Silva, que submetia as propostas para a votação pela plenária e era aprovada a proposta que obtivesse a maioria de votos.

DSC03913

CMDCA escolheu os 08 delegados para conferência estadual, conforme orientação do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do adolescente (CONANDA) avaliou e compartilhou as ações e experiências do poder público municipal nas ações efetivas para crianças e adolescentes no município de Guamaré, além de debater a realidade desse público.

DSC03921

Veja mais fotos, clique nas imagens para ampliá-las:

 

Ferragens Pai e Filho