Slider
Prefeitura de Guamaré atua para que coleta seletiva de lixo garanta renda extra para famílias de catadores

Prefeitura de Guamaré atua para que coleta seletiva de lixo garanta renda extra para famílias de catadores

Uma reunião com a presença da Secretária Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo de Guamaré, Andréa Advíncula, do secretário Adjunto de Obras e Serviços Urbanos, Jorge Eduardo Fernandes e do representante da empresa responsável pela coleta de resíduos domiciliares no município, a MB – Limpeza Urbana, Robson Kelly, discutiu uma solução viável para as famílias que atualmente sobrevivem da catação de resíduos no lixão. Muito breve, a cidade vai passar a contar com o serviço de coleta seletiva.

Desde junho de 2017, a Prefeitura de Guamaré vem através de campanhas educativas e de ações esclarecendo a população da cidade e do Distrito de Baixa do Meio sobre a forma correta de descarte de resíduos e mostrando como acontece a separação do material descartado.

Atualmente, os resíduos sólidos domiciliares urbanos de Guamaré são encaminhados para o aterro sanitário de Ceará Mirim. Durante a reunião, a Secretária Andréa esclareceu que é importante que na coleta seletiva, seja absorvida parte dos catadores de forma que seja garantida uma renda fixa para ajudar às famílias que se encontram em um estado de sujeição à vulnerabilidade social.

Antes da implantação efetiva da coleta seletiva, algumas ações serão demandadas como a chegada de um caminhão coletor específico para o serviço. “Solicitamos a empresa que tenha um diferencial nessa coleta, sugerimos por exemplo, uma sinalização sonora”, destacou Andréa Advíncula.

Renda extra

Ainda segundo Andréa Advíncula, a ideia é que cada uma das famílias envolvidas seja assistida por uma renda extra, tendo um dos representantes atuando como gari e o outro membro daquele núcleo familiar atuando na separação e triagem do material coletado. Hoje são 24 pessoas cadastradas trabalhando no lixão de Guamaré e na maioria dos casos está inserido o marido e mulher na catação.

(Visited 61 times, 1 visits today)