sss-2
ferragens-pai-e-filhos
jm-variedades
redecon 2
Banner-Blog-Guamare-em-dia---1140x140px
Banner-Blog-Guamare-em-dia---1140x140px
Prefeitura de Guamaré mais perto do homem do campo

Prefeitura de Guamaré mais perto do homem do campo

A Prefeitura Municipal de Guamaré, através da Secretaria de Agricultura, está a cada dia mais do perto do homem do campo. O produtor rural pode contar com fornecimento gratuito de maquinários específicos como tratores, caçambas, pá carregadeira e retroescavadeiras.

Os produtores podem utilizar as horas das máquinas para qualquer tipo de melhorias dentro da propriedade, desde melhorias em lavouras, limpezas e ampliações de açudes, terraplenagens, estradas dentro da propriedade, construção de barragens, tanques de reservatório de água para a irrigação e criação de peixes, entre outros, desde que não cause prejuízos ao meio ambiente.

As máquinas cedidas pela prefeitura auxiliam na limpeza, manutenção e abertura das estradas internas das propriedades, facilitando o acesso às lavouras e a escoação dos produtos. As solicitações são feitas pelo os próprios agricultores na sede da Secretaria de Agricultura em Baixa do Meio.

Para o Secretário de Agricultura, José Reginaldo, mas conhecido por Dedé de Hélia, esta é uma forma de viabilizar o desenvolvimento da zona rural. “Diminuímos o gasto da produção na preparação dos terrenos para o plantio, pois o custo é zero para o produtor. Para um serviço de 20 horas, por exemplo, é gerada uma grande economia ao homem do campo. Objetivamos, assim, favorecer a produção de outras culturas e contribuir com o melhoramento na produção das famílias da zona rural do município”, esclareceu.

O produtor rural José Oliveira da Costa, mas conhecido Zé Beiju, aprovou a iniciativa da Prefeitura. Ele é proprietário de vinte hectares, no Assentamento Umarixeiro. Lá, ele cultiva peixes tipo tilápia, e planta feijão e milho. “Disponibilizar este serviço para nós, produtores rurais, é muito importante porque ajuda a custear um pouco dos gastos financeiros. Poucos agricultores possuem este maquinário nas propriedades e o custo é muito alto no nosso bolso, assim como a mão-de-obra”.

Para solicitar o atendimento, o produtor rural deve procurar a Secretaria Municipal de Agricultura, para solicitar a utilização do equipamento. É necessário preencher o formulário com dados do requerente, indicação do tipo de serviço e o tempo provável de uso do maquinário. Cada solicitante pode ser beneficiado com até 20 horas.