Prefeitura de Guamaré monta força tarefa com ajuda do UNICEF para identificar alunos que estão fora da escola

Identificar e realizar o acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão. Essa é a nova frente de trabalho da Secretaria Municipal de Educação de Guamaré, que chega na gestão do prefeito Adriano Diógenes.

Nos últimos dias, ações de capacitação para implantação da “Plataforma Busca Ativa Escolar”, têm envolvido profissionais das Secretarias de Educação, Saúde, Esporte e Lazer e Assistência Social. As capacitaçõestiveram como facilitadora, a Coordenadora Operacional da Busca Ativa Escolar no município, a professora Flávia Andrade.

Na sua abordagem, Flávia Andradeapresentou o papel de protagonismo de cadaintegrante, dentro do processo da plataforma, bem como o manuseio do sistema, que auxiliará na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão.

“Essas capacitações visaram fortalecer esse vínculo entre as quatro áreas, e mostrar a esses profissionais a necessidade e importância de seus engajamentos”, destacou a professora e Secretária Municipal de Educação, Cythia Miranda. A Busca Ativa Escolar é uma plataforma desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e o Instituto TIM.

Essa parceria é uma metodologia social, que permite o poder público e sociedade civil, identificar crianças e adolescentes de 4 a 17 anos fora da escola e acionar diferentes áreas para garantir que essas crianças e adolescentes consigam se matricular e frequentar as aulas, o acesso e permanência a escola. “Essa ferramenta atende ao que determina o Plano Nacional de Educação com desdobramento no cumprimento do Plano Municipal de Educação de Guamaré”, concluiu a secretária Cythia Miranda.

(Visited 21 times, 1 visits today)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.