sss-2
ferragens-pai-e-filhos
jm-variedades
redecon 2
Banner-Blog-Guamare-em-dia---1140x140px
Banner-Blog-Guamare-em-dia---1140x140px
Prefeitura de Guamaré realiza 1° Fórum Comunitário do Selo UNICEF.

Prefeitura de Guamaré realiza 1° Fórum Comunitário do Selo UNICEF.

IMG_1175

Durante solenidade realizada nesta quarta feira (13) no Clube Municipal da Orla do Rio Aratuá, foi lançado o 1° Fórum Comunitário do Selo  UNICEF 2013 -2016. O evento foi realizado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Assistência Social em parceria com as demais secretarias da atual gestão e o Conselho Municipal de Direito da Criança e do Adolescente.

IMG_1214

Este evento está previsto no Guia Metodológico, edição 2013 -2016. População presente; crianças, jovens, representantes de entidades sindicais, religiosos, jurídicas, agentes de saúde, assistentes sociais, educadores, vereadores, secretários e a população em geral.

IMG_1224

A apresentação cultural ficou por conta do grupo de teatro da escola Maria Madalena na qual encenaram uma peça com o tema “A feira” que tratou sobre os preconceitos, o bulling e as diversas desigualdades sociais, além de outras apresentações das escolas do município.

IMG_1193

A promotora de justiça da comarca de Macau Drª Isabel Menezes participou do evento. Em sua fala, ela disse que o município de Guamaré estava de parabéns em aderir ao Selo UNICEF. “Parabéns ao prefeito Hélio, a secretária Marisa e a toda equipe, agora é trabalhar para melhorar a qualidade de vida das crianças e adolescentes do município”. Concluiu.

IMG_1281

IMG_1276

O prefeito Hélio disse que fez questão de participar como gestor dos pré – fóruns para ouvir a população de todos os distritos. Hélio reafirmou o compromisso com as politicas públicas, e disse que tudo que foi colocado nos pré – fóruns por cada comunidade será acrescentado no orçamento de 2015 para ser executado. Concluiu.

IMG_1285

IMG_1294

Logo no inicio houve o cadastramento, inscrição dos participantes e em seguida a Secretária de Assistência Social Marisa Rodrigues fez uma breve explicação sobre o Selo UNICEF, a importância e o objetivo dos pré – fórum realizado em todos os distritos, e do fórum para população Guamareense. Além disso, foi apresentado um vídeo e o relatório com todas as informações necessárias para o desenvolvimento do trabalho, assim como, a atual situação do município referente aos itens que estão sendo avaliados pelo UNICEF.

IMG_1168

A partir daí, os participantes se reuniram em grupos para discutir e elaborar ações estratégicas de politicas publica e de participação social voltados para melhorias, tendo como objetivo promover os direitos das crianças e dos adolescentes de sobreviver e se desenvolver, aprender, crescer sem violência, ser prioridade absoluta nas politicas publicas, praticar esporte, brincar e ser protegido.

IMG_1368

No fórum os participantes assumiram o compromisso de elaborar um diagnostico da situação da população Guamareense de 0 a 17 anos, assim como o Plano de Ação Municipal, informando pontos de melhorias a contemplar as politicas públicas aplicadas e que precisam ser trabalhadas no município.

IMG_1198

Selo UNICEF – Município Aprovado é um reconhecimento internacional que o município pode conquistar pelo resultado dos seus esforços na melhoria da qualidade de vida das crianças e adolescentes.

IMG_1468

Para a articuladora municipal do Selo UNICEF Sra. Marisa Rodrigues, esta é uma iniciativa que busca melhores condições de vida para crianças e adolescente. “o objetivo do fórum é exatamente promover e fortalecer a participação social em todos os processos, como: planejamento, execução, monitoramento e avaliação das politicas publicas direcionadas para o publico alvo, e com adesão do Selo Unicef garante um compromisso com o gestor do município, as crianças e adolescente, onde firma-se um pacto para desenvolver ações que melhore ainda mais a qualidade de vida e os indicadores do município”.

IMG_1242

Com dados concretos e a participação da população, o município passa a conhecer melhor sua realidade e as politicas voltadas para a infância e adolescência e a partir dai rever suas politicas e repensar suas estratégias de forma a alcançar seus objetivos.

IMG_1311

A polícia Militar, Guarda Municipal e Defesa Cívil deram todo apoio necessários ao evento. O 1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF em Guamaré foi encerado com a grande roda.

IMG_1459

Veja mais fotos, clique nas imagens para ampliá-las:

GMR Telecom